Hugo Okada   |   15/10/2015 11:41

Extinto, Ministério da Pesca é alvo de investigação da PF

A Polícia Federal prendeu nesta manhã, o secretário-executivo do extinto Ministério da Pesca, Clemerson José Pinheiro, e o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Américo Ribeiro Tunes.

A Polícia Federal prendeu nesta manhã o secretário-executivo do extinto Ministério da Pesca, Clemerson José Pinheiro, e o superintendente do Ibama em Santa Catarina, Américo Ribeiro Tunes. A ação integra a Operação Enredados, iniciada hoje com objetivo de desarticular uma quadrilha que comercializava permissões ilegais para pesca industrial.

Foram emitidos 61 mandados de busca e apreensão, 19 de prisão preventiva e 26 de condução coercitiva em cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pará e Rio Grande do Norte. De acordo com a investigação, a quadrilha cobrava cerca de R$ 100 mil pela permissão para a pesca industrial, documento exigido para a prática de pesca de grande porte.

A investigação também apurou que parte das embarcações que possuíam a licença, não cumpriam com os requisitos para receber o documento, enquanto proprietários de barcos aptos eram pressionados a pagar a propina por meio de obstáculos e dificuldades impostas pela quadrilha.

O prédio do extinto Ministério da Pesca também foi alvo de busca e apreensão.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Hugo Okada

Hugo Okada tem 4257 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS