Renê Castro   |   29/10/2015 11:46

Senado aprova fim da exigência do visto para Rio 2016

Agora só falta a sanção da Presidente da República. O Senado Federal aprovou, ontem à noite, o PLC 149/2015 (PL 3161/2015 na Câmara), que elimina, unilateralmente, a exigência do visto de turistas no período da Olimpíada do Rio de Janeiro. A proposta é de autoria conjunta dos deputados Carlos Eduard

Agora só falta a sanção da presidente Dilma. O Senado Federal aprovou, ontem à noite, o PLC 149/2015 (PL 3161/2015 na Câmara), que elimina, unilateralmente, a exigência do visto de turistas no período da Olimpíada do Rio de Janeiro. A proposta é de autoria conjunta dos deputados Carlos Eduardo Cadoca (PCdoB-PE) e Alex Manente (PPS-SP).

A dispensa do visto não está condicionada a aquisição do ingresso para os jogos. A medida também não interfere nas regras já existentes de controle de fronteiras por parte da Polícia Federal e da Receita Federal.

O projeto determina que o tempo máximo de permanência do turista será de 90 dias, até a data limite de 18 de setembro, quando os jogos já estarão encerrados.

O PL 3161 é importante, na avaliação de Cadoca, mas o deputado defende que a solução definitiva para alavancar o Turismo estrangeiro no Brasil é aprovar o Projeto de Lei 2.430/03, também de autoria dele. Este prevê a eliminação unilateral da exigência do visto para americanos, canadenses, japoneses, australianos e também para visitantes provenientes de outros países considerados grandes emissores turísticos.

O PL 2.430 teve regime de urgência aprovado na Câmara e poderá voltar a ser apreciado pelo Plenário a qualquer momento. O Brasil, na avaliação do deputado, já perdeu tempo demais patinando na marca pífia de 6 milhões de turistas estrangeiros por ano, de acordo com dados de 2014 da Embratur. E enfatiza: “chegou a hora de o País, enfim, acompanhar os passos de quem fez do Turismo uma política séria, forte e promissora A isenção do visto é um dos caminhos para a gente chegar lá.

O deputado Cadoca também é autor do projeto que deu origem a lei 12.968, de maio de 2014, que cria o visto eletrônico no Brasil. Apesar de sancionada há um ano e quatro meses, a lei ainda não tem eficácia por falta de regulamentação.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Renê Castro

Renê Castro tem 3062 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS