Artur Luiz Andrade   |   28/01/2016 17:54

MTur apoiará eventos em 50 cidades no “Tour da Tocha”

A tocha olímpica percorrerá mais de 300 cidades brasileiros, pernoitando em cerca de 80 e o Ministério do Turismo apoiará eventos em pelo menos 50 desses destinos.

A tocha olímpica percorrerá mais de 300 cidades brasileiras, pernoitando em cerca de 80 e o Ministério do Turismo apoiará eventos em pelo menos 50 desses destinos. O diretor de Marketing e Publicidade do MTur, Márcio Nascimento, que voltou à pasta há dois meses, disse que o ministério conseguiu uma verba de R$ 10 milhões para esses eventos específicos.

“A Olimpíada é uma oportunidade única e não é apenas do Rio de Janeiro e sim do Brasil. O roteiro da tocha olímpica é uma ótima oportunidade para divulgarmos o evento e o Turismo”, afirmou ao Portal PANROTAS. O MTur vai priorizar cidades que não sejam as capitais, pois essas já possuem maior visibilidade e recursos para os eventos da tocha.

O Rio 2016 será destaque em diversas ações do ministério este ano, mas Nascimento ainda não fechou o planejamento de Marketing, pois pegou a reestruturação do MTur, que terá novo regimento publicado em 5 de fevereiro, e o contingenciamento determinado pelo Planejamento.

“Um dos objetivos do ano é sensibilizar o governo que não se pode cortar os gastos com comunicação este ano. Podemos fazer várias adaptações em outras áreas, mas não podemos perder a chance da promoção que a Olimpíada trará”, explicou.

Já está certo que o MTur lançará uma nova campanha de Marketing até abril e ações pontuais de oportunidade, sempre procurando fazer a ligação com a Olimpíada. Uma nova agência de marketing digital deverá ser contratada via licitação e também está em negociação da forma de participação em feiras como a Abav e WTM. Os Estados mais uma vez contam com a verba federal para a compra do piso nesses eventos, mas ainda não foi batido o martelo, devido às recentes mudanças na pasta.

Também será definido no planejamento de Marketing se o MTur voltará a investir em produtos como o antigo “Viaja mais, melhor idade”. “Podemos sim retomar a atuação em nichos, desde que alinhada com a mensagem que definirmos nesse planejamento estratégico”, afirmou.

“O Turismo foi mantido na reforma ministerial e continuaremos a conscientizar o País de sua importância como gerador de riquezas, impostos, empregos... É uma indústria que tem de ser olhada como prioridade”, afirmou.

Ainda sobre os jogos, pode ser que haja uma campanha em parceria com a Embratur, juntando os dois objetivos em torno do evento: trazer turistas estrangeiros e movimentar o Turismo interno.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.