Maria Izabel Reigada   |   15/03/2016 13:43

Brasil e Argentina poderão captar turistas juntos

Os ministros do Turismo do Brasil e Argentina, Henrique Alves e Gustavo Santos, reuniram-se durante a manhã de hoje no Fórum PANROTAS, em São Paulo.

Os ministros do Turismo do Brasil e Argentina, Henrique Alves e Gustavo Santos, reuniram-se durante a manhã de hoje no Fórum PANROTAS, em São Paulo. O ministro argentino apresentou a seu par brasileiro uma série de ações para a atração de turistas estrangeiros a ambos países. “Estive na ITB, em Berlim, e vi que a Nova Zelândia e a Austrália ocupavam o mesmo estande. Essa é uma iniciativa excelente e que pode ser seguida por Brasil e Argentina”, disse. “Sem dúvida é uma ação muito boa para a promoção em mercados distantes. Além de dividir custos, maximizamos a utilização dos recursos”, observou Alves, que em sua apresentação durante o Fórum disse que o “Ministério do Turismo não pode continuar sendo o primo pobre da Esplanada”.

Gustavo Santos defendeu ainda novidades nos controles de fronteira. “Já que não temos uma moeda única, podemos pelo menos unificar essas fronteiras, com um mesmo controle e menos burocracia”, disse. Em relação a turistas estrangeiros, Gustavo Santos ressaltou ainda que turistas com vistos para o Brasil deveriam ser aceitos também na Argentina – e vice-versa. “É um absurdo que um turista chinês que visita as Cataratas do Iguaçu precise de dois vistos para conhecer essa que é uma das maravilhas que Brasil e Argentina compartilham”, analisou.

Tarifas diferenciadas para turistas brasileiros e argentinos quando visitando o país vizinho também foram propostas pelo ministro argentino. “Apenas com a exclusão de cobrança do IVA para brasileiros em hotéis argentinos já teríamos uma redução de 21% no preço que pode ser cobrado”, contou. O ministro brasileiro mostrou-se favorável a todas as proposições e solicitou um memorando para o encaminhamento das ações, que será elaborado por Acyr Pimenta Madeira Filho, do MTur, com acompanhamento de Marcela Cuesta, diretora de Mercados do Instituto Nacional de Promoção Turística da Argentina. No final do mês, na WTM Latin America, os ministros voltam a encontrar-se para alinhamento das ações e definição de prioridades.


SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2016 ocorre nos dias 15 e 16 de março, no Golden Hall do WTC Events Center, na capital paulista. Em sua 14ª edição, o evento tem aliança institucional com a CNC, Sesc e Senac, o apoio institucional do Ministério do Turismo e do Sebrae e patrocínio do Chile, CVC, Air France-KLM, Delta, Gol, Best Western Hotels & Resorts, GJP Hotels & Resorts, HRS Global Hotel Solutions, México, Pernambuco, R1 Soluções Audiovisuais, Sabre, Tap, Beto Carrero World, Esferatur Orinter, GTA Global Travel Assistance, Localiza, Omnibees, Reserve, Visit Orlando, B4T Comm, Cep Transportes, Vice Versa Traduções e programa carbono neutro pela Tour House.

Tópicos relacionados