Henrique Santiago   |   24/05/2016 13:20

Após saída de Dilma, empresários aprovam política

Após o senado afastar Dilma Rousseff da presidência no início do mês, o Brasil deu uma leve melhorada. Pelo menos é o que afirma o Grupo de Líderes Empresariais (Lide) em pesquisa realizada em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) com 637 diretores executivos. Em almoço-debate realizado onte

Divulgação/Agência Brasil

Após o senado afastar Dilma Rousseff da presidência, no início do mês, o Brasil melhorou. Pelo menos é o que afirma o Grupo de Líderes Empresariais (Lide), em pesquisa realizada em conjunto com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) com 637 diretores executivos.

Em almoço-debate realizado ontem (23), em São Paulo, os empresários concordam que a entrada provisória de Michel Temer como presidente da república melhorou o cenário político.

O resultado foi instantâneo, de 2,2 contra 0,3 registrado em abril. O índice calculado pela FGV aponta notas de zero a dez em três componentes: governo, negócios e empregos.

Os profissionais ainda aprovam a gestão de Geraldo Alckmin no governo do Estado de São Paulo. Segundo a pesquisa, o número chegou a 5,7 em maio contra 4,8 no mês anterior. O prefeito da cidade, Fernando Haddad, não caiu no gosto dos empresários. Sua nota foi a mesma registrada na última pesquisa: 1,5.

Embora 41% acredite que a política é o setor que mais precisa melhorar, a defesa do impeachment é a solução encontrada pela maioria dos entrevistados. Cinquenta e dois por cento aposta que Dilma será condenada em até 120 dias; 32% em até 180 dias e 15% avalia que será mais rápido, em até 60 dias. Apenas 1% vota que ela será absolvida.

NEGÓCIOS NO VERMELHO
Mesmo com a aparente melhora na política, os líderes empresariais sentiram os negócios caírem neste mês. Um total de 44% garante que a situação atual piorou, de 41% em abril para 44% em maio. Para 40% ficará igual ao que era (ante 38% no mês passado) e 16% sente que haverá melhoras.

Os índices de contratação e demissão também sofreram alterações. Dezesseis por cento irá empregar (21% em abril) e 32% terá menos profissionais na equipe, contra 30% há um mês.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS