Rafael Faustino   |   01/06/2016 12:23

Airbnb na OMT gera críticas de associações do setor

O anúncio da afiliação do serviço de hospedagens Airbnb à Organização Mundial do Turismo (OMT), semanas atrás, causou polêmica no setor.

Reprodução/Airbnb

O anúncio da afiliação do serviço de hospedagens Airbnb à Organização Mundial do Turismo (OMT), semanas atrás, causou polêmica no setor. Muitas associações tradicionais criticaram a entrada da empresa no quadro de membros da instituição que faz parte da Organização das Nações Unidas (ONU), devido à falta de regulamentação sobre esse novo modelo de negócios.

Segundo informações do argentino Ladevi, o presidente da Associação Internacional de Hotéis e Restaurantes (IH&RA), Jordi Busquets, criticou duramente a entrada do Airbnb na OMT. "Perdemos uma batalha, mas ainda podemos ganhar a guerra", afirmou, deixando claro que a medida lhe causou uma “grande decepção a respeito das pessoas que podem estar envolvidas no tema”.

Outras associação da indústria do Turismo também protestaram contra o anúncio. A crítica geral é que a falta de regulamentação sobre esse tipo de hospedagem torna a concorrência desleal com a hotelaria tradicional. O secretário geral da OMT, Taleb Rifai, no entanto, deu as boas-vindas ao Airbnb, afirmando que não é papel da entidade regulamentar o serviço em cada país. Ainda assim, ele colocou a OMT à disposição dos governos para ajudar na elaboração de leis que envolvam o assunto.

Tópicos relacionados