Giovanna Tedeschi   |   14/07/2016 18:20

Comissão de Turismo debate rotas aéreas canceladas

Proposta de realização de audiência foi aprovada na última quarta-feira (13)

O cancelamento de rotas tem crescido muito nos últimos meses no Brasil, grande parte em razão da crise econômica e política do País. Além do prejuízo a passageiros, estes cancelamentos também provocam desemprego na aviação e no Turismo.

Por isso, o presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, Herculano Passos (PSD-SP), apresentou requerimento para a realização de audiência pública na Câmara dos Deputados, com objetivo de discutir o tema e buscar soluções. A proposta foi aprovada na última quarta-feira (13).
Divulgação/Agência Câmara
Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados
Até agosto, a Latam Airlines, por exemplo deve cortar cerca de 10% de suas operações nacionais. Segundo a companhia, a medida é necessária devido à alta do dólar frente ao real e à desaceleração da demanda doméstica. Essa decisão resultará na demissão de cerca de 2% de seus funcionários. O tema preocupa, já que outra gigante, a Gol, também segue com o mesmo pensamento.

Outro assunto que toma conta das reuniões no Congresso Nacional é a Medida Provisória nº 714/2016, que extingue a Tarifa Aeroportuária (Ataero) e permite abrir o capital das empresas aéreas de 20% para 49%. “Com isso, a União abre mão de receitas e eleva a participação do capital estrangeiro”, comenta Passos.

Outro requerimento aprovado prevê a realização de um painel da Comissão de Turismo com o objetivo de mostrar a diversidade do País para o resto do mundo. Neste evento serão apresentados os atrativos turísticos das cinco regiões do Brasil. Ele será realizado na Casa Brasil, no Rio, em 11 de agosto.

Tópicos relacionados