Da Redação   |   29/08/2016 10:17

Dilma inicia sua defesa no plenário do Senado

O discurso de defesa da presidente afastada Dilma Rousseff acaba de começar. Dilma responde ao processo se impeachment sob a alegação de crime de responsabilidade. De acordo com as acusações, ela teria editado, no ano passado, decretos de crédito suplementa

O discurso de defesa da presidente afastada Dilma Rousseff acaba de começar. Dilma responde ao processo de impeachment sob a alegação de crime de responsabilidade. De acordo com as acusações, ela teria editado, no ano passado, decretos de crédito suplementar sem autorização do Congresso e também usado dinheiro de bancos federais em programas do Tesouro, as chamadas pedaladas fiscais.

Agência Brasil

Afastada há mais de cem dias, a petista iniciou o seu discurso às 9h53 de hoje (29) e terá trinta minutos para a apresentação – tempo que poderá ser prorrogado por mais trinta minutos dependendo do critério utilizado pelo presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. O ex-presidente Lula, o compositor Chico Buarque, o presidente do PT, Rui Falcão, e diversos ex-ministros do governo estão entre os convidados de Dilma.

Assim que Dilma encerrar a sua fala, os questionamentos dos senadores devem começar. Cada parlamentar terá até cinco minutos para fazer perguntas. O tempo de resposta de Dilma é livre e não será permitida réplica e tréplica. Se julgar necessário, a presidente afastada também poderá deixar de responder às indagações dos parlamentares. Mais da metade dos 81 senadores já se inscreveram para questionar Dilma.

A expectativa é que depoimento, perguntas e respostas durem todo o dia e se estendam até parte da noite. Os senadores que apoiam o impeachment garantem que não haverá enfrentamentos, mas que irão fazer todos as indagações. Eles entendem que o comparecimento de Dilma ao plenário não mudará os votos dos senadores.

No entanto, os parlamentares contrários ao impeachment acreditam que a fala da petista vai mudar votos. O senador Lindberg Farias (PT-RJ) disse que os aliados de Dilma estão depositando todas as esperanças no depoimento. “Acho que vai ser um dia em que o Brasil vai parar. Acho que a presidenta pode mostrar ao País que está sendo vítima de uma injustiça e que não há crime de responsabilidade. Acho que é um dia que pode virar o jogo”, afirmou.

Enquanto isso, manifestantes contra o impeachment apoiam Dilma Rousseff em ato na Esplanada dos Ministério. Saiba mais sobre os próximos passos do processo clicando aqui.


*Fonte: Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11151 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS