Diego Verticchio   |   15/08/2016 12:40

Governo estuda estender até 2017 isenção de vistos

O primeiro passo (conseguir o fim dos vistos para viajantes internacionais dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália no período dos Jogos Rio 2016) foi dado, agora é hora do segundo e mais importante passo: estender o prazo para agosto de 2017


Marluce Balbino


O primeiro passo (conseguir o fim dos vistos para viajantes internacionais dos Estados Unidos, Canadá, Japão e Austrália no período dos Jogos Rio 2016) foi dado, agora é hora do segundo e mais importante: estender o prazo para agosto de 2017. O Ministério do Turismo, em parceria com outras pastas, já entregou um estudo ao ministro das Relações Exteriores, José Serra, que está avaliando a proposta. Entre os itens presentes, um dado lembra que países que adotaram o fim dos vistos para os Estados Unidos cresceram em 20% somente no primeiro ano o número de visitantes.

Segundo o presidente da Embratur, Vinicius Lummertz (foto), existe a chance deste prazo ser estendido. “O que estamos levando ao governo federal é a ideia de que é um período muito curto para fazer qualquer medição, além de ser uma época de grande evento internacional. Se conseguirmos prorrogar o prazo por mais um ano teremos uma boa análise em mãos. Mas com base em países que adotaram a mesma prática, como Argentina, percebemos este aumento em torno dos 20%”, afirmou Lummertz.

Uma outra questão levantada pelo presidente da Embratur em relação ao visto está relacionada ao fato da Argentina ter tomado a iniciativa. Com isso, milhares de visitantes internacionais visitam o lado argentino das Cataratas do Iguaçu, mas não atravessam a fronteira por conta da exigência do visto. “Acabamos perdendo uma parcela grande de turistas que, no mínimo, passariam o dia no Brasil”, lamentou.

Tópicos relacionados