Janize Colaço   |   13/09/2016 13:44

Imprensa internacional repercute a cassação de Cunha

A cassação de Eduardo Cunha, na noite da última terça-feira (13), ganhou destaque em jornais do mundo inteiro. A imprensa estrangeira destacou que o episódio é apenas mais capítulo da crise política, com diversos casos de corrupçõ

A cassação de Eduardo Cunha, oficializada na madrugada desta terça-feira (13), ganhou destaque em jornais do mundo inteiro. A imprensa estrangeira destacou que o episódio é apenas mais capítulo da crise política, com diversos casos de corrupções, que atingem o Brasil.
Wilson Dias/Agência Brasil

A votação, que durou cerca de quatro horas, determinou a cassação do mandato de deputado de Cunha, além do fim do foro privilegiado. Ao todo, 450 deputados votaram a favor, dez contra e nove se abstiveram.

Confira os destaques de alguns veículos internacionais:

NEW YORK TIMES
O jornal destacou que a decisão de cassar Cunha foi “esmagadora”, porém afirma que o País permanece em meio a escândalos de corrupção. A publicação também destaca o fato de Cunha ser aliado político do atual presidente, Michel Temer, e que o deputado teve posição decisiva na instauração do processo de impeachment de Dilma Rousseff.

BBC
Em seu site, a rede britânica também destacou o fato de Cunha ser aliado de Temer e ainda definiu-o como o “arquiteto do impeachment” da ex-presidente Dilma. Além disso, a o site destacou que as atenções, agora, serão voltadas para as próximas decisões de Cunha.

LE MONDE
O jornal francês afirmou que o ex-deputado já havia começado a sessão como um “cadáver político”. E ainda completou, usando uma frase dita anteriormente por Cunha para definir a votação: “quem assume o papel de juiz hoje deve saber que amanhã pode ser julgado”.

LA NACIÓN
O principal jornal da Argentina afirmou que o “Frank Underwood” brasileiro foi destituído, em referência ao personagem da série House of Cards, que planeja tomar o poder dos Estados Unidos.

Tópicos relacionados