Marina Marcondes   |   28/09/2017 15:45

Popularidade de Temer cai para 3% de aprovação

A popularidade do presidente Michel Temer continua em queda, segundo a pesquisa da CNI-Ibope, divulgada hoje (28). Apenas 3% da população consideram o governo Temer ótimo ou bom, segundo dados apresentados.

Facebook/Michel Temer
Dentre os entrevistados, 92% não confia no atual presidente
Dentre os entrevistados, 92% não confia no atual presidente

A popularidade do atual presidente do Brasil vem caindo há quatro trimestres consecutivos e se depara com somente 3% de aprovação do povo. Os dados levantados pela pesquisa CNI-Ibope, divulgada hoje (28), mostrou que 77% da população consideram ruim ou péssimo o governo de Michel Temer; 16% avaliam com regular e 3% não sabem ou não responderam.

Temer já teria alcançado o nível mais baixo de popularidade entre os ex-presidentes na pesquisa anterior, feita em julho deste ano, com a avaliação positiva de 5% dos entrevistados. Segundo a CNI, a avaliação do governo como ótimo ou bom é a pior desde o final do governo de José Sarney, em julho de 1989, que foi 7%.

O motivo para o aumento da impopularidade foi registrado pelo número de pessoas que disseram não confiar no atual presidente e/ou em sua maneira de governar. O percentual de entrevistados que confiam em Temer caiu de 10%, em julho, para 6%, em setembro. Consequentemente, o número de desconfiança aumentou para 92%; percentual era de 87% na avaliação passada.

ÁREAS
A pesquisa revela que a pior avaliação do atual governo refere-se aos impostos e à taxa de juros. Os índices de desaprovação nestas áreas são, respectivamente, de 90% e 87%. Em seguida, aparecem a saúde (86%), o combate ao desemprego (85%) e a segurança pública (85%).

Duas áreas registram significativa variação no percentual de desaprovação no período, acima da margem de erro. A área de meio ambiente, desaprovada por 70% da população em julho, passou para 79%. Enquanto a área de educação subiu de 75% para 81%.

O levantamento foi realizado com 2 mil pessoas, em 126 municípios, entre os dias 15 e 20 de setembro e revela a avaliação dos brasileiros sobre o desempenho do governo federal. A pesquisa completa está disponível na página da CNI. A margem de erro da pesquisa é 2% e o nível de confiança utilizado é 95%.

Tópicos relacionados