Movida

Maria Izabel Reigada   |   22/08/2012 11:23

Abav pede criação de fundo em reunião do CNT

O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, apresentou durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo, realizada na tarde de ontem, em Brasília, proposta de criação de um fundo garantidor ou um seguro para quem compra passagens aéreas e para as agências de viagens.

O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, apresentou durante a reunião do Conselho Nacional de Turismo, realizada na tarde de ontem, em Brasília, proposta de criação de um fundo garantidor ou um seguro para quem compra passagens aéreas e para as agências de viagens. Segundo a proposta, o fundo poderia ser acionado em casos de prejuízos ocorridos por falhas ocasionadas pelos fornecedores, inclusive pelas próprias companhias aéreas. “Colocamos a Abav à disposição do Conselho para auxiliar na criação do fundo, pois já possuímos subsídios de como pode ser criado e aplicado, se embasando em modelos já existentes nos mercados europeu e norte americano”, disse Azevedo.


Outro assunto abordado foi a questão da desoneração tributária das agências de viagens. Segundo Azevedo, a desoneração já foi conquistada pelas redes hoteleiras, que também foram incluídas no Plano Brasil Maior. De acordo com o Ministério do Turismo, houve a substituição da contribuição de 20% sobre a folha de pagamento pela alíquota de 2% do faturamento bruto dos empreendimentos hoteleiros. “Funciona como uma cadeia. Se os impostos diminuem, o setor fica mais competitivo, gera mais empregos e até reduz o preço final para os turistas”, garantiu.

O presidente da Abav Nacional também aproveitou a ocasião para reiterar o convite a todas as entidades e autoridades presentes à reunião para participarem da Feira das Américas, no Rio de Janeiro, entre 24 e 26 de outubro.

Tópicos relacionados

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA

Mais notícias