Savia Reis   |   13/12/2012 18:21

Execução orçamentária do MTur tem recorde com 99%

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés Simão, apresentou o balanço do Mtur em 2012. De acordo com Simão, a execução orçamentária do MTur foi recorde neste ano: chegou a 90,6% em novembro e fechará dezembro em 99%. O anúncio aconteceu

O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Valdir Moysés Simão (foto), apresentou o balanço do MTur em 2012. De acordo com ele, a execução orçamentária do MTur foi recorde neste ano: chegou a 90,6% em novembro e fechará dezembro em 99%. O anúncio aconteceu hoje durante a 37ª Reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), em Brasília.

“Recursos financeiros não faltaram. O Ministério do Turismo já pagou, efetivamente, R$ 1,011 bilhão, até agora, para desenvolver suas ações. No último dia 7, 82% do orçamento da pasta já tinham sido empenhados. Nossos gastos são qualitativos, 76% deles são destinados a investimentos”, explicou.

AGENDA
O secretário nacional de Políticas de Turismo e secretário-executivo do CNT, Vinícius Lummertz, apresentou aos conselheiros a Agenda Estratégica do Turismo – 2013-2022, que dará sequência às ações do Plano Nacional de Turismo (PNT), possibilitando a materialização do 1º PNT em Ação.

“A Agenda Estratégica possibilitará o aprimoramento da Política e do Plano Nacional de Turismo. Assim, melhorando em competitividade, teremos condições de contribuir para o crescimento da economia brasileira”, afirmou Lummertz.

A Agenda Estratégica propõe a alteração do horizonte do PNT para 2013 – 2016 e a inclusão do subtítulo “O Turismo fazendo muito mais pelo Brasil”. Uma das principais propostas é a elaboração periódica de documentos executivos que possibilitem ações concretas de apoio ao desenvolvimento do turismo onde estejam previstos os meios materiais, financeiros e legais necessários para a viabilização desses projetos.

“O turismo tem a capacidade de construir um Brasil maior, gerando emprego e renda, trazendo soluções ecologicamente viáveis e sustentáveis. O turismo não traz problemas, só vantagens”, afirmou o secretário. O 1º PNT em Ação terá duas abordagens: uma temática, por macro ambientes de negócio, e a segunda transversal, focando a cadeia produtiva do turismo.

São quatro os macro ambientes considerados: parques naturais, litoral, parques temáticos e turismo cultural. A abordagem transversal considerará temas como legislação, acessibilidade, gestão, regionalização, crédito, qualificação, promoção e comercialização e infraestrutura.

O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, apresentou um balanço de sua gestão e enfatizou a necessidade de investimentos privados para completar o trabalho que é feito pelo governo. “Precisamos de investimentos privados para qualificar as destinações turísticas”, afirmou. Fábio Mota utilizou como ilustração o investimento de R$ 100 milhões realizado pelo MTur para ligar a cidade de Bonito à Serra da Bodoquena, no Pantanal Matogrossense. “Temos que encarar essa deficiência, estamos dando acesso a uma região excepcional em belezas naturais, mas que precisa de acomodação e infraestrutura para atrair mais turistas”.

UM BILHÃO DE TURISTAS
O secretário-executivo do MTur lembrou que hoje a Organização Mundial do Turismo celebra a marca inédita de 1 bilhão de turistas em viagens pelo mundo em 2012. “Esse é um marco histórico, temos que comemorá-lo. Reforço o pedido para que todos vocês se juntem a nós nessa comemoração. Imaginem o potencial de um bilhão de pessoas contribuindo para a economia mundial”, disse Simão.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Savia Reis

Savia Reis tem 4014 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS