Felipe Niemeyer   |   12/07/2010 12:00

Governo quer acelerar projetos de trens turísticos

O Brasil, que detém uma malha ferroviária de quase 30 mil quilômetros, tem hoje em operação 20 trens destinados ao turismo ferroviário.

O Brasil, que detém uma malha ferroviária de quase 30 mil quilômetros, tem hoje em operação 20 trens destinados ao turismo ferroviário. Segundo o Ministério do Turismo, em 2010, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) forneceu apenas uma autorização de operação de trem turístico.

Para modificar essa realidade, o governo federal pretende mobilizar vários ministérios para estruturar o segmento e dar mais celeridade à analise de projetos de abertura de novas linhas turísticas.

O processo ganhou impulso com a criação do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo Ferroviário, composto por sete entidades públicas, que lançou uma cartilha para orientar os interessados na implantação de trens turísticos. O grupo centralizará os trabalhos de recepção e análise dos projetos. “Existe um grande passivo no País. Por isso, neste primeiro momento, daremos prioridade aos projetos que já estão em tramitação”, afirma a coordenadora-geral de Serviços Turísticos Ministério do Turismo (MTur), Rosiane Rockenbach.

Hoje, 20 trens turísticos operam em oito estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Outros quatro pedidos estão em análise na ANTT. O Ministério do Turismo investiu R$ 17 milhões, de 2004 a 2009, em projetos de turismo ferroviário.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS