Fabíola Bemfeito   |   31/08/2011 17:26

Lídice da Mata fala do momento do MTur no Senado

Em pronunciamento no Senado ontem à noite, dia 30, a senadora Lídice da Mata, uma das parlamentares mais próximas do setor turístico, destacou o encontro entre os empresários e executivos da hotelaria e os parlamentares, realizado no fim de semana no Pestana Bahia por iniciativa do Fohb.

Em pronunciamento no Senado ontem à noite (30), a senadora Lídice da Mata, uma das parlamentares mais próximas do setor turístico, destacou o encontro entre os empresários e executivos da hotelaria e os parlamentares, realizado no fim de semana no Pestana Bahia por iniciativa do Fohb. Ela lembrou no plenário que o evento contou com a presença das principais redes de hotéis do País e da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara dos Deputados, da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo do Senado e do Fornatur.

“Pudemos concluir que a hotelaria não será problema da Copa de 2014 e que o setor hoje vive um momento muito positivo de esperança com o desenvolvimento econômico do nosso País”, afirmou a senadora. “E compreendemos que é necessário, para não haver um desequilíbrio entre a oferta, que está crescendo, e a demanda, também crescente, aumentar a promoção na América do Sul, cujos países podem ser grandes emissores de turistas para o Brasil, até porque, na Copa do Mundo de 2014, teremos a participação, pela primeira vez, de cinco países da América do Sul, já definidos, e com a possibilidade de um sexto."

Ela também falou do atual momento do MTur: "a pauta de turismo que trago para o conhecimento e discussão da Casa, creio, é necessária, porque, dentre muitas razões, há algumas semanas, tivemos o Ministério do Turismo envolvido em uma publicidade muito negativa, um ministério que tem uma tradição de ação competente, de promoção turística fora do Brasil e no Brasil". De acordo com ela, neste momento, é importante que se possa compreender que a pauta do turismo nacional, "a luta pela intensificação e fortalecimento do setor turístico no Brasil é muito maior, muitas vezes maior, do que os fatos que, lamentavelmente, aconteceram ou foram denunciados no Ministério do Turismo".

Em seu pronunciamento, Lídice teve apoio de outros senadores. “O turismo é de alto significado para a economia do nosso País e quiçá também para a economia latino-americana”, continuou o senador Antonio Carlos Valadares, do PSB-SE. “Quero parabenizá-la pela forma como trata desse tema, tanto pela visão global, a visão nacional”, reconheceu o senador Wellington Dias (PT–PI).

Tópicos relacionados