Marjori Schroeder   |   02/07/2009 17:57

Jobim não vai ao Fornatur, mas aviação é destaque

Acontece neste momento dentro do Núcleo de Conhecimento do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo, a 51a Reunião do Fornatur.

Acontece neste momento dentro do Núcleo de Conhecimento do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo, a 51a Reunião do Fornatur. Mais uma vez os membros do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) sentiram a ausência do ministro da Defesa, Nelson Jobim, nas discussões sobre a aviação civil, que há muito tempo toma conta das pautas do fórum. Apesar da ausência de Jobim, que até o início desta semana estava confirmado para a reunião, o Ministério da Defesa enviou o diretor do Departamento de Política de Aviação Civil, Fernando Soares, para fazer uma apresentação sobre a aviação regional.

Soares afirmou que o Ministério da Defesa entende a necessidade da expansão da malha aérea fora dos grandes centros, mas que ainda há diversos fatores em estudos. “Um dos temas que ainda estão em debate é o do nível de exigência de segurança. Não podemos abrir mão da segurança, mas temos consciência que não se pode exigir o mesmo nível que é implantado nos grandes aeroportos também para os pequenos”, afirmou.

O segundo fator abordado pelo diretor do Ministério da Defesa foi em relação aos incentivos econômicos para a aviação regional. “Defendemos a ampliação de 20% para 49% de capital estrangeiros nas empresas da aviação civil. Isso geraria aumento de novas fontes, desenvolvimento dos investimentos e expansão da oferta”, afirmou Soares.

Os secretários criticaram, porém, que apesar das explanações do diretor estar de acordo com os interesses dos Estados, todas propostas e projetos de lei que seguem em relação à aviação civil, param exatamente no Ministério da Defesa. Para finalizar o tema, os secretários fecharam uma comissão que irá a Brasília juntamente com deputados e senadores para levantar os temas da aviação regional no plenário. A proposta desta comissão foi do deputado Otávio Leite, que está na reunião.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Marjori Schroeder

Marjori Schroeder tem 4553 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS