Felipe Niemeyer   |   11/05/2009 16:31

Justiça muda regra para embarque de menor ao Exterior

Fica dispensada a autorização judicial para que crianças e adolescentes viajem ao Exterior, sozinhos ou em companhia de terceiros maiores e capazes, desde que autorizados por ambos genitores, ou pelos responsáveis, por documento escrito com foto do menor e com firma reconhecida.

Segundo decisão publicada no dia 7 de maio no Diário Oficial União, fica dispensada a autorização judicial para que crianças e adolescentes viajem ao Exterior, sozinhos ou em companhia de terceiros maiores e capazes, desde que autorizados por ambos genitores, ou pelos responsáveis, por documento escrito com foto do menor e com firma reconhecida. A resolução entrou em vigor na data da sua publicação, ficando revogadas as Resoluções 51, de 25 de março de 2008, e 55, de 13 de maio de 2008.

Em sua decisão o presidente do Conselho Nacional de Justiça, ministro Gilmar Mendes, considera as “dificuldades enfrentadas pelas autoridades que exercem o controle de entrada e saída de pessoas do território nacional, em especial com relação a crianças e adolescentes, e as diversas interpretações existentes a respeito da necessidade ou não de autorização judicial para saída de menores do território nacional pelos Juízos da Infância e da Juventude dos Estados da Federação e do Distrito Federal”. O objetivo da decisão é unificar a interpretação dos artigos 83 a 85 do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Felipe Niemeyer

Felipe Niemeyer tem 7974 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS