Da Redação   |   24/06/2009 15:41

Casos de gripe não são alarmantes, diz infectologista

Casos existentes da gripe suína não são alarmantes segundo infectologista

NOTÍCIA DA AGÊNCIA BRASIL

O infectologista Marcelo Nascimento Burattini, professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), afirmou que as medidas preventivas contra a contaminação do vírus Influenza A (H1N1) devem ser seguidas, mas avalia que o número de casos “não é alarmante”.

“O que diferencia [a gripe suína] da gripe normal é que neste caso o vírus apresentou uma cepa específica que não circulava e que ainda não têm imunidade”, disse Burattini. O problema maior, destacou, é quando ele atinge organismos já debilitados, como é o caso de pessoas transplantadas, idosos ou com alguma enfermidade que deixa o paciente mais suscetível a outra doença.

Como o vírus Influenza A (H1N1) sempre tem uma propagação maior em períodos de temperaturas mais baixas, quando as pessoas têm uma tendência a ficar mais aglomeradas e em locais fechados, a expectativa é que aumente o número de casos. Por isso, ele recomenda que se evite situações como essas, além dos cuidados de sempre manter as mãos higienizadas. Se surgirem sintomas como febre, dor de cabeça e dores pelo corpo, disse, a pessoa deve procurado um médico.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11182 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS