Biaphra Galeno   |   15/03/2013 12:42

Ministra busca nos EUA informação para museu em BSB

A ministra da Cultura, Marta Suplicy, e o presidente da Fundação Cultural Palmares, José Hilton Cobra, estão nos Estados Unidos para uma série de visitas a museus da capital Washington, como parte de uma prospecção para a construção do Museu da Memória Afrodescendente, em Brasília.

A ministra da Cultura, Marta Suplicy (foto, divulgação), e o presidente da Fundação Cultural Palmares, José Hilton Cobra, estão nos Estados Unidos para uma série de visitas a museus da capital Washington, como parte de uma prospecção para a construção do Museu da Memória Afrodescendente, em Brasília.

Ontem (quinta-feira, dia 14), Marta e Hilton Cobra visitaram o Museu do Holocausto, onde se reuniram com diretores da instituição. Hoje será a vez do museu da notícia Newseum, lugar em que será realizada reunião com a vice-presidente de Exibições e Programas, Cathy Trost.

“O Museu do Holocausto é feito com muita sensibilidade. Consegue mostrar os horrores dos campos de concentração e a morte de milhões de pessoas, mas faz isso sem que o visitante venha sucumbir diante de tanta desumanidade. Aqui vimos a genialidade de uma arquitetura que ajuda as pessoas suportarem o que vão ver”, comentou a ministra, logo após sair do Museu do Holocausto.

Ainda segundo a ministra, o Museu da Memória Afrodescendente vai contar a história da escravidão, desde a vinda dos negros que foram trazidos da África, passando por seus sofrimentos em nossas terras. “Também temos de mostrar como essas mãos e cultura construíram o Brasil que somos hoje: nossa gastronomia, dança, música. Nossa cultura. Temos de resgatar toda essa história e a autoestima da população negra.”

O presidente da Fundação Cultural Palmares disse que “o impacto do Museu do Holocausto é o seu alcance educativo”. Ele entende que a experiência de construção do museu brasileiro passa por contar algo que se faz necessário a todos os brasileiros, o resgate de sua história a partir de fatos comprovados.

Amanhã está programada visita da ministra e de Hilton Cobra ao Smithsonian Institute - National Museum of African Arts e entrevista com a diretora do instituto, Francine Berkowitz.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Biaphra Galeno

Biaphra Galeno tem 2461 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS