Diego Verticchio   |   15/01/2016 17:36

Zika Vírus: EUA estudam proibir grávidas de virem ao Brasil

Autoridades de saúde dos Estados Unidos estão estudando a possibilidade de proibir grávidas de virem ao Brasil e países latino-americanos onde foram detectados casos de Zika vírus, associado ao recente surto de microcefalia no país

Autoridades de saúde dos Estados Unidos estão estudando a possibilidade de proibir grávidas de virem ao Brasil e países latino-americanos onde foram detectados casos de Zika Vírus, associado ao recente surto de microcefalia no país. A informação foi publicada hoje no jornal The New York Times. O surto alarmou o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Além do Brasil, a lista inclui todos os países da região que apresentaram contaminação, casos de Colômbia, El Salvador, Guiana Francesa, Guatemala, Haiti, Honduras, Martinica, México, Panamá, Porto Rico, Paraguai, Suriname e Venezuela. Essa seria a primeira vez que o CDC determinaria uma proibição a uma região em específico.

Um fator que ainda preocupa a agência é o impacto da decisão no turismo. Em período de férias, proibir as grávidas de viajar por toda a América Central e do Sul pode impactar o setor. "Isso pode dizimar o turismo no Caribe", disse o reitor da Escola Nacional de Medicina Tropical da Baylor College of Medicine ao NYT, Peter J. Hotez. "Mas não podemos esperar nove meses para agir, quando defeitos congênitos começarem a aparecer nos partos e nas salas de cirurgia."

Os Estados Unidos registraram na semana passada um caso de paciente no Texas infectado com o ZIka vírus, mas tratava-se de alguém que retornava de viagem.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Diego Verticchio

Diego Verticchio tem 3875 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS