Artur Luiz Andrade   |   27/05/2009 13:30

EXCLUSIVO: Sabre lança desktop com todas as empresas aéreas. Tire suas dúvidas e conheça a cara do produto

Sabre lança My Sabre Plus, novo desktop para agentes de viagens brasileiros

Desde a saída das tarifas promocionais da Tam dos GDSs (a Gol já nasceu fora deles), o mercado vem pressionando os sistemas a entregar um produto que solucione o aumento de trabalho e burocracia que virou a vida dos agentes de viagens, que têm de entrar em vários canais para buscar voos e fazer reservas. Nesse ambiente, diversos integradores de conteúdo cresceram e se desenvolveram.

No final do ano passado, o Sabre deu um passo na direção de criar os primeiros produtos desenvolvidos (no Brasil) para as necessidades do agente de viagens brasileiros, com a aquisição da parte de turismo da empresa Voxel.

O lançamento foi na Feira da Abav, quando o vice-presidente internacional do Sabre, Luiz Ambar, anunciou que os agentes teriam a versão Plus do My Sabre (o desktop tradicional do Sabre), cheia de adições customizadas para o Brasil (daí o uso da palavra Plus). Tudo dentro do que o Sabre chamou de My Sabre Plus Brasil Suite, conjunto de produtos tropicalizados e desenvolvidos no Brasil pela equipe do diretor Luiz Vieira (ex-Voxel).

A primeira delas, automática, pois a Voxel já tinha o produto, foi a My Sabre Plus XML, para agências que queriam ter uma ferramenta de busca em seus sites. Com o My Sabre Plus XML não tinham mais que conectar com cada fornecedor aéreo.

Hoje está sendo lançado o segundo produto, o My Sabre Plus, o desktop “brasileiro”, com todas as companhias aéreas que operam no Brasil em um só ambiente para o agente de viagens. O agente busca voos, faz reservas e integra tudo isso com seu backoffice em um só lugar, o My Sabre Plus, que também tem tela mais amigável e gráfica que o My Sabre (tela azul).

O Portal PANROTAS fechou um acordo com o My Sabre Plus e há uma janela do Plantão de Notícias na home do novo produto do Sabre. O agente poderá ler o título das notícias (em tempo real com o Portal PANROTAS) e ao clicar nele entra na notícia do Portal PANROTAS.

Tire abaixo algumas dúvidas sobre o My Sabre Plus:

1) É de graça?
Não. Para utilizar o My Sabre Plus, as agências terão de pagar um fee mensal a partir de US$ 100, dependendo do tamanho da empresa. Também há uma taxa de adesão de US$ 250. Trata-se de uma mudança de paradigma, pois antigamente as agências ganhavam comissão das empresas aéreas e não pagavam ao GDSs, ganhando até incentivo em alguns casos. Como as aéreas saíram dos GDSs (e são elas que pagam os sistemas), para oferecer essa ferramenta, com todo o conteúdo em um só local, os GDSs têm de cobrar das agências. É mais uma transferência de custos, iniciada pelas aéreas com o corte da comissão. “Nossos preços são muito competitivos e por trás há todo o apoio e manutenção do Sabre, além de um produto inédito no mercado brasileiro”, explica Ambar, enfatizando que a agência só tem a ganhar com o novo produto.

2) Tenho o My Sabre. Preciso migrar para o My Sabre Plus?
Se você quer todo o conteúdo novamente unificado em um ambiente, sim. Se está satisfeito somente com o My Sabre pode continuar com ele, que não será desativado. A agência pode usar só o My Sabre, só o My Sabre Plus ou os dois.

3) Com algumas companhias eu tenho crédito, mas para emitir outras trabalho com consolidadoras. Os consolidadores estão inseridos no My Sabre Plus?
Em uma semana o Sabre lança o My Sabre Plus Consolidador. No mesmo ambiente em que faz a busca de voos e as reservas, o agente poderá escolher se quer fazer uma determinada venda via seu consolidador preferencial. O consolidador tem de autorizar apenas na primeira vez que aquela agência faça o procedimento via My Sabre Plus. Depois é automático. O Sabre vai divulgar em breve a lista das consolidadoras que farão parte do My Sabre Plus. O consolidador não paga nada pelo serviço.

4) Por que utilizar o My Sabre Plus se já tenho todas as companhias no site do meu consolidador?
É uma questão, segundo Luiz Ambar, de ganho de produtividade e flexibilidade. Com o My Sabre Plus, num mesmo ambiente o agente pode comprar American com uma consolidadora, Tam com outra e Gol com seu crédito direto na companhia, por exemplo. Toda a integração com o backoffice é outra vantagem do ambiente. “Colocamos tudo em um memso local, como existia antes de as empresas nacionais deixarem os GDSs. Há uma série de informações úteis, também, incluive as notícias do Portal PANROTAS, que ganhou uma janela na home do My Sabre Plus, em tempo real com o que é produzido pela Redação da PANROTAS”, acrescenta Luiz Vieira.

5) O My Sabre Plus foi testado por agências de viagens antes de ser lançado?
Sim. Quinze agências, de São Paulo e Belo Horizonte, usaram por dois meses e fizeram sugestões e críticas, algumas das quais já foram utilizadas ou estão em vias de. Hoje o Sabre trabalha com 12 mil agentes de viagens em todo o Brasil. “A Platinum Turismo já utilizou diversas soluções para melhorar o processo de atendimento na busca e venda de vôos domésticos,” declarou Marcelo Cohen, diretor comercial da Platinum Turismo, de São Paulo. “O My Sabre Plus supera qualquer outra solução disponível no mercado, apresentando rapidamente uma ampla oferta de conteúdo de viagens para nossos clientes, tornando o processo de busca e reserva de vôos em todas as cias aéreas mais rápido e eficiente”.

6) Quanto tempo dura a implantação e instalação do My Sabre Plus?
Não há implantação ou instalação. É tudo via internet. O pedido pode ser feito desde hoje e depois de assinado o contrato a agência estará utilizando o My Sabre Plus em uma semana, no máximo em dez dias, segundo o Sabre.

7) Precisa de treinamento para usar o My Sabre Plus?
É recomendável. O Sabre está com estrutura propnta para treinamento via internet. Em menos de uma hora o agente aprende a navegar com agilidade. Quem for bom conhecedor de ferramentas utiliza o produto sem treinamento, mas ele é recomendável para pegar dicas, macetes e aumentar a produtividade. “O treinamento visa a melhor utilização do My Sabre Plus pelo agente”, explica Luiz Vieira.

8) Qualquer agência do Brasil já pode pedir o My Sabre Plus?
Sim. Ele está disponível para qualquer mercado brasileiro. O lançamento está sendo hoje e ele só existe, por enquanto, no Brasil. Foi totalmente desenvolvido aqui, ao contrário de outros produtos, que são “importados” de outros mercados. “Conhecemos bem as necessidades únicas das agências de viagens brasileiras, e a solução está na garantia de acesso a um conteúdo altamente fragmentado,” disse Luiz Ambar

9) Minha conta corporativa pode acessar o My Sabre Plus?
Não, esse desktop é exclusivo da agência de viagens. Mas em três meses o Sabre vai lançar o My Sabre Pluz Biz Site, para as contas corporativas. Será uma ferramenta também a preço acessível, que concorrerá com outras que já existem no mercado para integração de conteúdo para o mercado corporativo.

10) E meu cliente final? Pode acessar o My Sabre Plus?
Também não. Mas a agência poderá, em 30 dias, adquirir o My Sabre Plus Site. Com essa ferramenta, cria um site com a cara da agência, mas o motor do My Sabre Plus por trás. O cliente pode pesquisar voos, fazer reserva, efetuar pagamentos, tudo o que a agência de viagens quiser disponibilizar.

11) Qual a rapidez e a flexibilidade que o My Sabre Plus oferece em relação ao My Sabre?
Além de ter todo o conteúdo em um só local, o My Sabre Plus, ao responder a uma pesquisa (de 15 a 20 segundo, de acordo com a companhia aérea), traz todas as informações, que ficam em cache, e podem ser consultadas automaticamente, sem a espera que uma nova pesquisa (no sistema anterior) demandaria. A flexibilidade é muito grande, pois ele exibe desde as tarifas disponíveis e suas regras, como as não disponíveis (se o agente quer saber se a disponível é e menor existente, por exemplo), permite emitir a ida em uma companhia e a volta em outra, também possibilita a configuração de criação automática de segmento passivo (YK), para integração com o backoffice, dá um super PNR, que traz todos os locs daquela reserva (pode-se fazer cinco ao mesmo tempo), identifica a agência (ou filial/postos) e o cliente, guardando todas as preferências, traz diversas opções de filtro e ordenação do resultado da pesquisa... Funções e facilidades que não estavam disponíveis anterioemente, ao menos não em um só local. “Estamos muito orgulhosos de devolver ao agente de viagens brasileiro o ambiente único no qual ele trabalhava antes das companhias criarem seus portais”, conclui Luiz Ambar.

12) Mais informações:
www.sabretravelnetwork.com.br.

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