Artur Luiz Andrade   |   25/08/2009 13:27

Veja fotos da oficialização do acordo Tam/Amadeus

Hoje, segundo Julia Sattel, VP de Airlines IT do Amadeus, a solução Amadeus Altea Suites atende a mais de 80 companhias aéreas e 600 milhões de passageiros em todo o mundo. Algumas clientes são a Lufthansa, United, British Airways, Tap e Qantas.

Foi oficializado hoje, em São Paulo, o acordo de dez anos da Tam com o Amadeus. Hoje, segundo Julia Sattel, VP de Airlines IT do Amadeus, a solução Amadeus Altea Suites atende a mais de 80 companhias aéreas e 600 milhões de passageiros em todo o mundo. Algumas clientes são a Lufthansa, United, British Airways, Tap e Qantas. Na América Latina a Tam foi a terceira a fechar a solução global, depois da Avianca e Mexicana. Mas é o maior contrato do Amadeus na região.

Julia deu alguns números do Amadeus, durante a apresentação à imprensa: no data center no sul da Alamenha, a capacidade é para dez mil transações por segundo, com média de disponibilidade de 99,99% (ou seja, nunca cai praticamente), as respostas são dadas em menos de 0,3 segundos, processa mais de três milhões de reservas/dia e mais de dez mil consultas por segundo. A capacidade de armazenamento é de cinco petabytes (ou aproximadamente cinco mil terabytes ou ainda cinco milhões de giga). Para dar uma ideia, 1,5 peta, por exemplo, pode armazenar dez bilhões de fotos no Facebook; 20 peta armazena todo o conteúdo do Google em um dia.

A capacidade de migração do Amadeus para empresas aéreas de grande porte, como a Tam, é de duas a três por ano. De médio e pequeno portes, são duas por mês.

Na Tam, o Amadeus cuidará de diversos processos, divididos em quatro módulos. “É como uma operação no coração da empresa”, disse Júlia Sattel. O módulo de Inventário inclui administração e publicação de tarifas, controle do inventário e gestão do mapa de assentos. O módulo Reservas cuida da disponibilidade, perfil dos clientes, reservas, tarifamento, e-ticketing e pagamentos. O terceiro é o de Departure Control (DCS) e inclui check-in, emissão do cartão de embarque, gestão de babagem, embarque, peso e balanceamento de aeronaves. Por fim, no módulo E-commerce, estão inclusos a compra on-line, reserva on-line, prêmios e resgates on-line, e-voucher e ticket changer shopper.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados