Savia Reis   |   15/08/2011 14:55

Senac-SP cria simulador da gestão hoteleira

A partir do dia 20 de agosto, o Senac ampliará suas ferramentas e espaços tecnológicos multidisciplinares para os alunos do Campus Santo Amaro. Entre as novidades está

A partir deste sábado (dia 20), o Senac ampliará as ferramentas e os espaços tecnológicos multidisciplinares para os alunos do Campus Santo Amaro, em São Paulo. Dentre as novidades está a oficina de desenvolvimento de jogos educacionais. Neste laboratório serão criados jogos focados em negócios como o Hotelaria Simulada para Treinamento, que começará a ser aplicado já no segundo semestre de 2011 para os alunos dos cursos bacharelado e tecnologia em hotelaria.

No jogo de simulação, o participante assumirá a gerência de um hotel de grande porte pelo período equivalente a dez anos. Entre as tarefas estão atividades de gestão de tarifas hoteleiras, de pessoas, de marketing, da manutenção preventiva, satisfação de clientes e investimento em serviços.

O professor poderá estipular cenários específicos para cada aluno e o prazo de duração da atividade. Será estabelecido, por exemplo, o local do hotel, a classe, a concorrência local e outros elementos que criarão a realidade do empreendimento que o aluno deverá administrar.

“A ferramenta terá um banco de dados muito próximo à realidade, que será ativado de acordo com as definições dos jogadores e, assim, os cenários mudarão constantemente. Se um aluno optar por uma ação que acarrete em prejuízo, por exemplo, ele precisará encontrar outra iniciativa para se recuperar. O programa registra as ações e a partir delas considera no cenário do jogo o caminho adotado pelo aluno. Com a informação, o banco de dados ativa as consequências daquela decisão e fornece um novo cenário”, explica o coordenador da área de Tecnologia da Informação do Senac, Elias Roma Neto.

Tópicos relacionados