Artur Luiz Andrade   |   16/11/2011 17:41

Presidente da Expedia Affiliate Network avalia Brasil

Pela segunda vez no País, o presidente da Expedia Affiliate Business, Henrik Kjellberg, passou o dia hoje em São Paulo

Pela segunda vez no País, o presidente da Expedia Affiliate Business, Henrik Kjellberg, passou o dia hoje em São Paulo, acompanhado de dois vice-presidente e um diretor (Shane Miller, VP de Finanças, Benoit Jolin, VP de Produto e Carlos Gomez, diretor América Latina). A divisão de Affiliates é a responsável por parcerias estratégicas em todo mundo, com empresas aéreas, OTAs como a Decolar e agências como a Thomas Cook.

A Expedia é provedora de produtos, como hotéis, para essas empresas. Trata-se do maior grupo de venda de produtos de turismo do mundo e maior fornecedor de hotéis para essas empresas afiliadas. O presidente da EAN conversou com o Portal PANROTAS em sua rápida passagem pelo Brasil.

PORTAL PANROTAS — O mercado brasileiro já é grande o suficiente para uma OTA global?
HENRIK KJELLBERG — Sim, na verdade o Brasil é grande o suficiente para ter diversos players.

PP — Por que essas OTAs globais ainda não chegaram ao País?
KJELLBERG — Já há diversas delas aqui. A Expedia Inc. opera com as marcas Hotels.com e EAN e claro como fornecedora de hotel. Temos um grande time no Brasil para fechar contratos hoteleiros.

PP — Se a marca Expedia chegar, avaliará a possibilidade de comprar uma empresa já existente?
KJELLBERG — Se a marca Expedia vier, vamos olhar tanto para o crescimento orgânico quanto para as oportunidades via aquisições. Normalmente, porém, nós crescemos organicamente.

PP — Quando a OTA Expedia chegará ao Brasil?
KJELLBERG — Ainda não tomamos essa decisão. Mas lembre-se de que há muitas formas de operar em um mercado, e como já disse nós já operamos diversas marcas aqui.

PP — Que papel o Brasil e a América do Sul têm hoje nos negócios da Expedia?
KJELLBERG — São mercados muito importantes para nós e estamos impressionados com o progresso que temos visto nos últimos 18 meses.

PP — Como uma agência de viagens pode se beneficiar da Expedia?
KJELLBERG — Temos um ótimo produto chamado Agentrez, no qual as agências podem se inscrever para ter acesso a nossas fabulosas tarifas e inventário. A Expedia Affiliate Network (EAN) é a unidade de negócios que trabalhar somente para ajudar os parceiros afiliados globalmente.

PP — A Decolar.com, maior OTA no Brasil, vende cerca de 250 mil bilhetes aéreos por mês. É um volume atraente para uma OTA global?
KJELLBERG — São números grandes. Mas nós olhamos o potencial de mercado como um todo e não especificamente para um ou dois concorrentes. O Brasil tem muito potencial e temos um time para a compra de produtos hoteleiros. O Aéreo é um produto importante para a Expedia, Inc., mas o hotel é uma parte bem grande de nossa receita e estamos realmente focados nesse produto.

O contato da Expedia Affiliate Network (EAN) no Brasil é Marco Jorge, gerente sênior de Desenvolvimento de Negócios: (11) 8972-4556 e mjorge@expedia.com.

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Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.