Rafael Carreira   |   21/08/2013 12:40

E-commerce brasileiro cresce 24% no primeiro semestre

O comércio eletrônico registrou crescimento de 24% nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o primeiro semestre de 2012, chegando a um faturamento de R$ 12,74 bilhões.

O comércio eletrônico no Brasil registrou crescimento de 24% nos primeiros seis meses do ano, em comparação com o primeiro semestre de 2012, chegando a um faturamento de R$ 12,74 bilhões. Os dados foram divulgados hoje em São Paulo, durante coletiva de imprensa da E-Bit, empresa especializada em informações do setor, que aproveitou a ocasião para lançar a 28ª edição do relatório WebShoppers, com os dados gerais do comércio digital no País.

O relatório mostrou que entre janeiro e junho mais de 35 milhões de pedidos foram feitos via internet, crescimento de 20% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os itens mais vendidos foram Moda e Acessórios, com 13,7%, seguido por Eletrodomésticos (12,3%), Cosméticos / Perfumaria (12,2%), Informática (9%) e Livros / Assinaturas (8,9%).

Segundo o diretor geral da E-Bit, Pedro Guasti, as redes sociais têm contribuído para o crescimento do setor de e-commerce. “As redes sociais, principalmente o Facebook, influenciaram quase 6% dos compradores. Este índice não chegava a 1% em 2010”, informa Guasti, que também destacou o crescimento de dispositivos móveis, como tablets e smartphones, para a realização de compras on-line. “As vendas efetuadas em aparelhos móveis não passavam de 0,3% em 2011, mas hoje já correspondem a 3,6% de todas as vendas”, conclui o diretor.

Os registros do primeiro semestre contribuem para uma perspectiva positiva para o fim do ano. A expectativa é atingir R$ 28 bilhões em faturamento, um crescimento de 25% em relação a 2012, quando faturou R$ 22,5 bilhões.

TURISMO E PASSAGENS AÉREAS

Os números do comércio eletrônico divulgados hoje não incluem os bens de serviços como ingressos de shows e eventos, passagens aéreas, pacotes turísticos e compras coletivas. Porém, a expectativa é que este setor, junto com o e-commerce, fature R$ 59,5 bilhões neste ano. Em 2012, passagens, turismo e ingressos faturaram sozinhos quase R$ 19 bilhões.

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