Biaphra Galeno   |   04/02/2014 15:27

Aeroporto holandês implanta ferramenta “do futuro”

Uma organização que reúne 80 companhias aéreas e equipes de terra do Aeroporto Schiphol de Amsterdã escolheu a Sita, empresa que trabalha com soluções de TI para o transporte aéreo, como provedora de TI por mais cinco anos.

Uma organização que reúne 80 companhias aéreas e equipes de terra do Aeroporto Schiphol de Amsterdã escolheu a Sita, empresa que trabalha com soluções de TI para o transporte aéreo, como provedora de TI por mais cinco anos.

A Schiphol Cute Local User Board (Club), que representa os usuários de tecnologias de uso comum do aeroporto, assinou um contrato para a implementação da Airport Connect Open, plataforma virtual de processamento de passageiros da Sita.

Com a experiência da Sita em comunicação de campos próximos (Near Field Communications - NFC), o Schiphol também se torna o primeiro aeroporto da Europa “à prova do futuro” e seus passageiros serão processados a partir da conexão com a tecnologia NFC.

Ao usar smartphones habilitados para NFC, os passageiros poderão passar rapidamente por um portão de embarque especial no aeroporto com um simples toque no seu telefone. O portão lerá automaticamente os cartões de embarque, mesmo que os telefones dos passageiros estejam desligados ou sem bateria. Este mesmo equipamento NFC também lerá o tradicional cartão de embarque de duas dimensões utilizado atualmente.

PALAVRA DO PRESIDENTE
O presidente do Conselho do Schiphol Cute Local User Board, Jan Bruns, comemora os 25 anos de parceria. “Durante esse tempo, trabalhamos juntos em muitas inovações para melhorar a experiência do passageiro, como a tecnologia de uso comum, as soluções de autoatendimento e agora o NFC.”

“Como os telefones mais inteligentes irão integrar a tecnologia NFC, mais companhias aéreas começarão a pedir por essa solução. É por isso já equipamos um dos portões do aeroporto com o NFC e também o conectamos a nossa plataforma de processamento de passageiros de uso comum — e estamos convidando as companhias aéreas a testar o sistema”, afirma o executivo.

O contrato de renovação do Airport Connect Open do Schiphol Club abrange a implementação de cerca de 700 posições nos balcões de check-in para transferências e reivindicações e 90 quiosques de autoatendimento de uso comum, que os passageiros podem usar para fazer o check-in.

NO FÓRUM
O diretor de Marketing de Aviação do aeroporto, Wilco Sweijen, estará presente no Fórum PANROTAS 2014, que será realizado entre os dias 1 e 2 de abril no Centro Fecomercio, em São Paulo. Confira o hotsite do evento: panrotas.com.br/forum.

O Fórum PANROTAS 2014 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac, patrocinado pelo Chile, CVC, Gol, American Airlines, GJP Hotels & Resorts, Sabre, Tap Portugal, GTA, Esferatur, Totvs Reserve, Best Western, Bysense,Dallas/Fort Worth International Airport, Farecompare, Localiza e Royal Palm Plaza. O Prêmio PANROTAS de Inovação em Tecnologia para o Turismo - patrocinado pela Alatur JTB - será entregue durante o evento. A área de gastronomia será tematizada pelo Estado de Pernambuco e a assessoria de Imprensa é realizada pela B4T. O evento tem a compensação do carbono pela Tour House.

Tópicos relacionados