Artur Luiz Andrade   |   28/10/2014 10:17

Diretor do Amadeus fala do "novo viajante digital" em artigo

Diretor do Amadeus Brasil escreve artigo sobre os novos viajantes digitais

"Como são os novos viajantes digitais?


Por Mario Ponticelli, diretor e country manager do Amadeus Brasil

Graças à internet, hoje os consumidores querem ter acesso instantâneo a todo tipo de informação. Com mais conhecimento, sentem-se mais seguros mas, para que isso aconteça, os dados devem ser úteis e relevantes.

Para os novos viajantes digitais, a experiência de viajar sozinho já é valiosa por si só e também porque agrega um novo conteúdo para compartilhar nas redes sociais. Segundo números da Amadeus, um exemplo disso é que 70% dos usuários atualiza seu status no Facebook enquanto está de férias.

Além disso, durante os dias de descanso, 76% dos pesquisados posta alguma foto dos lugares que visita em uma ou mais redes sociais, ao passo que 46% faz o mesmo com os restaurantes e atrações que visita durante sua estadia.

A telefonia móvel e a disponibilidade de redes wi-fi cumprem um papel fundamental nessa nova tendência. Por serem portáteis, os smartphones permitem que as pessoas interajam constantemente na etapa prévia e também durante a viagem. Estima-se que 30% dos usuários encontrou hotel utilizando redes móveis e 29% recorreu a elas para encontrar ofertas de voos de último minuto. Outros 15% baixaram aplicativos específicos para planejar suas férias.

Não só isso, 50% das companhias relacionadas à indústria de viagens – hotéis, aluguel de carros, tours – garantem que seus clientes fizeram as reservas via sites e as opiniões de outros usuários sobre os serviços ou destinos de viagens fizeram com que 52% mudassem seus planos originais.

Tendo em conta os resultados anteriores, as empresas tiveram que se adaptar às necessidades dos clientes e contar com recursos que entregam resultados online instantâneos. Para a etapa de inspiração, quando o cliente muitas vezes não tem claro aonde quer ir, mas sabe quanto pode gastar, existem novas ferramentas de busca de viagens que permitem atrair, inspirar e comprometer os viajantes oferecendo em seu site uma experiência de busca única, com ideias interessantes de viagens.

Estas ferramentas indicam a melhor época para viajar e os melhores preços de passagens aéreas a vários destinos do mundo durante o ano. Para o pós-venda, também existem soluções móveis que contêm o plano de viagem do usuário e um alerta com as mudanças que eventualmente possam acontecer, por exemplo se o horário do voo mudou.

Com todas as oportunidades que as ferramentas disponíveis no mercado oferecem, atualmente, a tecnologia é uma aliada-chave para as agências de viagens online. O acesso adequado a ela garante que o serviço final ao cliente possa ser mais personalizado e diferenciado, características ideais para o desafio atual."

Tópicos relacionados