Rodrigo Vieira   |   02/02/2015 10:10

Brasileiro pesquisa até cinco sites antes de reservar hotel

Mais da metade dos brasileiros (50,42%) visita de dois a três sites antes de escolher um hotel, enquanto 24% dizem acessar de quatro a cinco.

Mais da metade dos brasileiros (50,42%) visita de dois a três sites antes de escolher um hotel, enquanto 24% dizem acessar de quatro a cinco. Os dados são de uma pesquisa realizada pela Mapie, consultoria em turismo e hotelaria, representante da Phocuswright no Brasil. Foram 665 respondentes em quatro grupos focais. O estudo levantou características, desejos e necessidades dos hóspedes brasileiros na hora de reservar um hotel, seja em viagens de trabalho ou a lazer.

Na opinião da maioria dos entrevistados (80,49%), o principal motivo dessa comparação é a possibilidade de checar o custo X benefício do hotel. Na sequência aparecem os reviews de outros clientes que já estiveram naquele hotel (58,54%).

O estudo também apontou crescimento nas reservas nos canais diretos dos hotéis. Em 2013, esse número era de 19,44 %, enquanto nesta foi de 23% nas viagens corporativas e 47% a lazer. As agências de viagens on-line também viram aumento, saltando, no lazer, de 8,10% em 2013 para 21% o ano seguinte. No corporativo, foi de 26,29% em 2013 para 64% no ano seguinte.

Os entrevistados também apontaram os cinco itens mais importantes na hora de se decidir por um hotel e a facilidade na hora de efetuar a reserva foi o mais citado (95,5%), seguido pela qualidade de fotos (89,49%), facilidade de contato (82,88%), confirmação imediata de reserva (80,18%) e, por último, a necessidade do hotel ter fotos reais (77,48%).

Para Trícia Neves, sócia-diretora da Mapie, “a pesquisa mostra os fatores que podem diferenciar um hotel em relação aos seus concorrentes”. “É importante ficar atento aos apontamentos dos clientes e preparar seu empreendimento para proporcionar uma experiência única, facilitando e simplificando processos.”

Trícia ainda cita a era do imediatismo pela qual passamos, onde tudo tem que ser para já. “Os hotéis que investirem recursos – humanos, financeiros e técnicos - para facilitar a rotina e aliviar a vida do hóspede, usando a tecnologia para ganhar tempo, produtos e serviços imediatos, diretos e simples, que proporcionem leveza ao cotidiano, serão as grandes referências em receber bem”, conclui.

A pesquisa contou com o apoio do Fohb e da Atlantica Hotels. Para acesso ao conteúdo completo da pesquisa acesse o blog Disque9: www.disque9.com.br.

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