Henrique Santiago   |   23/04/2015 14:40

Conheça as seis tribos de viajantes internacionais em 2030

A Amadeus revela que 1,8 bilhão de pessoas viajarão anualmente pelo Exterior até 2030.

Estudo da Amadeus revela que, em 2030, 1,8 bilhão de pessoas farão viagens internacionais. A empresa justifica a estimativa no estudo Future Traveller Tribes 2030: entendendo o viajante do futuro.

O processo de pesquisa foi além de uma base de segmentação exclusivamente demográfica e traz uma abordagem de ordem psicológica, incluindo traços de personalidade, valores, atitudes, interesses e estilos de vida dos viajantes. Os mercados que apresentarão crescimento mais rápido nos próximos anos serão Ásia/Pacífico, América Latina e África, e a China será a maior economia mundial, superando os Estados Unidos até o ano de 2030. Até então, a idade média da população global aumentará de 29,6 para 33,2 anos, de acordo com o Prospecto de Populações das Nações Unidas.

Em 2030, aponta o estudo, não existirão consumidores completamente sem contato com a tecnologia e o wi-fi estará presente em todos os lugares. Esta conectividade vai se tornar um estilo de vida para a maior parte da população mundial. E, como entre 80% e 90% da população mundial será usuária de mídias sociais, essa será a principal ferramenta de comunicação, segundo pesquisa da Nvision Research. Desta forma, a Amadeus apresenta seis "tribos" distintas de viajantes, como:

- Buscadores de capital social: vão estruturar suas férias quase que exclusivamente com o público on-line em mente, pois acreditam fortemente nas recomendações dos usuários para validar as suas decisões. Um novo mercado pode se abrir com base no “klout-boosting breaks" (breaks impulsionados por algoritmos), repleto de momentos conscientemente amigáveis.

- Puristas culturais: vão olhar para o planejamento de férias como uma oportunidade de mergulhar em uma cultura exótica, mesmo que de maneira desconfortável, onde o prazer das férias depende da autenticidade da experiência.

- Viajantes éticos: vão fazer os planos de viagens com base em fatores morais, por exemplo, diminuindo sua emissão de carbono ou melhorando a vida dos outros. Eles, muitas vezes, vão improvisar ou adicionar algum elemento de voluntariado, desenvolvimento comunitário ou atividade eco-sustentável em suas férias.

- Buscadores de simplicidade: preferem ofertas empacotadas, evitando gerenciar muitos detalhes da viagem. As férias para esta tribo representam um raro momento na vida para cuidar de si mesmo com garantia de segurança e diversão.

- Viajantes por obrigação: são orientados por um propósito específico de viagem, seja a negócios ou lazer e, portanto, têm restrições de tempo e orçamento. Eles buscarão tecnologia baseada em algoritmo inteligente capaz de eliminar qualquer tipo de aborrecimento nas viagens.

- Caçadores de recompensa: estão apenas interessados em viagens recompensadoras. Muitos querem algo que represente uma extraordinária recompensa ou que ofereça uma experiência premium, um retorno para o alto investimento em tempo e energia em sua vida profissional.

E você, a qual tribo pertence? Descubra fazendo o teste aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Henrique Santiago

Henrique Santiago tem 3136 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS