Raphael Silva   |   30/04/2015 14:23

Estudo revela crescimento na busca por vídeos de viagens

De acordo com dados apresentados pelo Youtube, os usuários estão passando cada vez mais tempo assistindo a vídeos relacionados a viagens, contando com um aumento de 118% no último ano. A pesquisa ainda revela que os...

De acordo com um estudo realizado pelo Google, junto a dados apresentados pelo Youtube, os usuários estão passando cada vez mais tempo assistindo a vídeos relacionados a viagens, contando com um aumento de 118% no último ano. A pesquisa ainda revela que os dispositivos móveis – como smartphones e tablets – vêm causando uma alta inesperada no segmento. A categoria já soma quase 30% do total de visualizações em vídeos de viagens, registrando um crescimento de 97%, em relação ao último ano.

As empresas, por sua vez, buscam cada vez mais estatísticas que descrevam os perfis de quem deseja viajar. Tipo de informações que os turistas procuram, datas com a maior procura e outras características são fundamentais para que as marcas consigam resultados ainda melhores.

Cerca de 80% das buscas sobre viagens no Youtube são sobre destinos, atrações e pontos de interesse, ou ideias gerais sobre os locais, tendo o ápice do número de pesquisas em julho, e ainda outros picos menores em março e outubro. Outra informação interessante é a diferença entre os usuários de busca no Google e no Youtube, onde as pessoas procuram por marcas e intenção de compra no buscador, enquanto no portal de vídeos, geralmente as pesquisas são para o planejamento da viagem.

MARCAS E PERSONALIDADES
A audiência do Youtube vai além de sua fama, registrando quase 70% das visualizações relacionadas a viagens sendo de vídeos de marcas ou de profissionais. Os vídeos corporativos também vêm ganhando seu espaço, crescendo quase 400% nos últimos três anos. Enquanto isso, o conteúdo da categoria de cruzeiros e navios subiu cerca de 260% no mesmo período.

CONEXÃO COM O CLIENTE
Mais do que apenas fazer o usuário assistir a vídeos em seu canal, as marcas querem também estabelecer uma conexão com ele. Até o início de 2014, as assinaturas dos canais de viagens no Youtube aumentaram 106%, em relação ao ano anterior, sendo que os assinantes consomem 86% mais conteúdo que os não assinantes.

*a pesquisa foi coordenada por Hailey Crowel, Haley Gribben e Jaclyn Loo, do Google.

Tópicos relacionados