Da Redação   |   02/09/2015 19:11

Internet 5G inicia operação em 2020

Responsável pelos estudos que resultarão na internet banda larga de quinta geração (5G) da empresa Huawei, o engenheiro chefe e vice-presidente de Wireless Network da empresa, Mohamed Madkour, afirmou que a nova tecnologia começará a funcionar em 2020.

DA AGÊNCIA BRASIL

Responsável pelos estudos que resultarão na internet banda larga de quinta geração (5G) da empresa Huawei, o engenheiro chefe e vice-presidente de Wireless Network da empresa, Mohamed Madkour, afirmou que a nova tecnologia começará a funcionar em 2020 ao redor do globo.

Antes disso, no próximo ano, alguns dispositivos irão avançar para a internet 4G e operar com a geração 4.5. “O 4.5G será possível com algumas alterações da quarta geração a partir de uma cesta de softwares M2M (termo que se refere à comunicação entre máquinas) e de uma estação de base que desenvolvemos”, explicou Madkour.

A atual 4G funciona a uma velocidade entre 100 e 200 megabits por segundo (Mbps). “Algumas tecnologias já conseguem aumentar essa velocidade para algo próximo a 500 Mbps. Em 2016, com pequenas adaptações na nossa estação de base, chegaremos a um gigabite por segundo (Gbps), o que corresponde a mil Mbps”, continuou.

Em relação ao 5G, o engenheiro disse que o primeiro teste será na Copa do Mundo da Rússia a uma velocidade de dez Gbps. No entanto, a tecnologia não será disponibilizada em larga escala.

“A princípio, tamanha velocidade não será necessária para pessoas normais. Sua utilidade certamente estará dirigida a novos modelos de negócio e de indústria, que ainda estão por vir e precisarão de maior automação. Claro que, dependendo, por exemplo, dos videogames que nossos filhos terão, a internet 5G pode ter uma alcance maior que o imaginado”, finalizou.

Como exemplo prático da inovação, Madkour citou a possibilidade de carros se locomoverem sem motoristas.

Tópicos relacionados