Da Redação   |   29/06/2016 09:37

Redes sociais: Fuja da Síndrome do Terreno Alugado

O especialista em mídias digitais e fundador da agência Fora da Caixa (RJ), Bruno Fisbhen, aceitou o convite do Portal PANROTAS e revela a seguir algumas dicas para melhorar a performance das empresas de Turismo nas mídias sociais. O artigo faz parte de uma série sobre me

Bruno Fisbhen
O especialista em mídias digitais e fundador da agência Fora da Caixa (RJ), Bruno Fisbhen, aceitou o convite do Portal PANROTAS e revela a seguir algumas dicas para melhorar a performance das empresas de Turismo nas mídias sociais. O artigo faz parte de uma série sobre melhores práticas no ambiente digital de viagens. Confira!

Qual o significado do Terreno Alugado no Marketing Digital?

Significa que você, como empresa, utiliza um terreno "alheio"/"alugado" para se comunicar com sua audiência.

Você faz um esforço gigante de tempo e dinheiro para crescer sua base de fãs e seguidores, mas não tem poder sobre essa sua base, é isso! O terreno não é seu!

No Facebook, por exemplo, você não tem o controle sobre quantas e quem está vendo suas publicações. Uma pessoa descurte a página e você não sabe quem é, 50 pessoas veem sua publicação e você não sabe quem são, 200 pessoas clicam no link e você não sabe quem são, e por aí vai...

O Instagram (que é do Facebook, inclusive), está indo pelo mesmo caminho.

As mídias sociais mudam o tempo todo! Mudam suas políticas, seus algoritmos, seu alcance... e imagina se alguma mídia acaba?

Você não pode, de forma alguma, ficar refém disso. Você não pode, de forma alguma, não ter o controle sobre sua audiência. Você não pode, de forma alguma, perder audiência da noite para o dia porque simplesmente um tal de Mark Zuka quer arrancar mais dinheiro seu.

Você que gastou tempo e dinheiro para conquistá-la, a audiência é sua, os fãs e seguidores são seus!

E o que pode ser feito para não sofrer então da Síndrome do Terreno Alugado?

Quer ter controle sobre sua audiência? Capte o e-mails deles!

Tire esses fãs e seguidores das mídias sociais, direcione para seu site e/ou landing page, e capte e-mails. Passe a ser relacionar com eles também por e-mail. Aí sim você tem controle sobre sua base, divulga o que quiser, analisa estatísticas e resultados, monitora quem abre seus e-mails, quem se descadastra, quem clica nos links... você tem total controle sobre sua audiência! E o mais importante, não perde audiência! Você tem um dos maiores ativos que sua empresa pode ter: e-mails de clientes e prospects!

Faça isso urgente!

Indo um pouco mais além... a melhor forma é através de landing page, e não site!


Bom, não vou me estender sobre esse assunto agora, não é o foco do artigo ... mas fica a dica! :)

Então é isso, fuja da Síndrome do Terreno Alugado.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11153 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS