Ana Luiza Tieghi   |   12/05/2017 17:59

Expert discute transações e segurança na internet

Bill Nuti, presidente e CEO da NCR Corporation, empresa de soluções omnichannel, comenta as tendências para transações comerciais e segurança de dados financeiros.

Dreamstime
Com uma economia cada vez mais digital, a segurança dos dados financeiros dos consumidores é assunto de grande importância. Conforme a tecnologia avança, também evoluem as medidas para proteger seus usuários, e o mercado precisa acompanhar esse desenvolvimento para não arriscar a segurança dos consumidores.

Bill Nuti, presidente e CEO da NCR Corporation, empresa de soluções omnichannel, comenta no artigo abaixo as tendências para transações comerciais e segurança de dados financeiros.

TRÊS TECNOLOGIAS QUE LIDERAM O CAMINHO
As mudanças no comportamento do consumidor continuam rápidas, disruptivas, e em grande parte impulsionadas pelas influências tecnológicas, tais como dispositivos móveis, big data, cloud, internet das coisas. Simultaneamente, aumentam as violações de segurança, que continuam a colocar consumidores e empresas em risco.

Embora o dinheiro e os cartões de crédito provavelmente nunca desaparecerão por completo, essa convergência de forças está levando a uma das mais profundas transformações na maneira como pagamos por bens e serviços, o que significa um desafio tanto para as instituições financeiras quanto para os varejistas que precisam ajustar as estratégias para o futuro dos pagamentos.

Aqui estão três principais tecnologias para este novo caminho:

PAGAMENTOS CONTACTLESS
No ano passado, os pagamentos sem contato aumentaram 164% no Reino Unido, dobraram no Canadá em 2015 e 53% dos australianos fizeram um pagamento sem contato. Esperamos que os EUA sigam o exemplo, para que os comerciantes continuem a atualizar seus terminais para aceitar cartões com chip e, junto com eles, os meios de pagamento sem contato.

IDENTIFICAÇÃO SIMPLES COM UM TOQUE
Ao invés de o cliente inserir nome de usuário e senha toda vez que realizar uma transação on-line, o Digital Insight da NCR desenvolveu o TouchID, que permite o login em contas bancárias apenas com a digital. Além de ser um identificador de precisão exclusiva, as impressões digitais são infinitamente mais difíceis de perder do que uma senha – e muito mais complicadas de hackear também.

TRANSAÇÕES ATIVADAS POR VOZ
Os clientes da Capital One que utilizam gadgets da Amazon, por exemplo, podem simplesmente pedir para a assistente virtual Alexa cuidar das suas transações financeiras. Tal como acontece com a tecnologia de impressão digital, esta inovação poupa os consumidores de resgatar na memória os dados para efetuar o login sempre que precisam realizar ou receber um pagamento. No futuro, especialmente com a evolução da tecnologia por reconhecimento de voz, esperamos que este método de envio e recebimento ganhe mais força.

Longe de serem metas mutuamente exclusivas, segurança e eficiência estão intimamente ligadas no mundo dos pagamentos. À medida que desenvolvemos tecnologia para substituir as senhas, que podem ser descobertas ou até mesmo roubadas, pelas identificações mais exclusivas como a impressão digital, comando de voz e sensores que eliminam terminais POS, também avançamos para um futuro mais seguro. Tudo o que facilitará a vida dos consumidores, também fará com que se sintam seguros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Ana Luiza Tieghi

Ana Luiza Tieghi tem 347 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS