Marcos Martins   |   21/12/2017 11:33

Nordeste se destaca no serviço de internet banda larga

Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Tocantins ganharam fibra ótica em 2017

A região Nordeste é a que mais se desenvolveu em infraestrutura de acesso à internet de alta velocidade, segundo informações levantadas pela Folha de São Paulo.

Pixabay
Região se destaca em conectividade
Região se destaca em conectividade
Os Estados de Alagoas, Sergipe, Bahia, Pernambuco e Tocantins se destacam com maior número de municípios entre as 300 cidades que ganharam rede de fibra óptica em 2017.

Já no sentido contrário, Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Amazonas e Minas Gerais são os que enfrentam a maior falta de estrutura, de acordo com a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

Segundo estudo recente do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) com a Anatel indica que a demanda reprimida por acesso à internet no país é de 11,6 milhões de domicílios, mesmo com os avanços.

Atualmente, 39,1 milhões de residências possuem acesso à banda larga fixa, ou 3G e 4G na telefonia móvel. No Brasil, 3.452 cidades têm fibra óptica, 2.086 acessam internet via rádio e 32 municípios possuem serviço via satélite. No entanto, a maior parte das cidades têm infraestrutura que permite apenas velocidades consideradas baixas, de 2 Mbps a 10 Mbps.

Enquanto a internet por fibra não chega a todos os municípios, meta que o governo quer alcançar em até dez anos, os provedores regionais, operadoras e organizações não-governamentais buscam ampliar o acesso utilizando outras tecnologias.

Tópicos relacionados