Janize Colaço   |   19/03/2018 12:01

Tecnologia também é caminho para o combate à corrupção

Assim como a política, a corrupção está inserida em todos os âmbitos da sociedade - mesmo que as pequenas e que poucas vezes têm a mesma cobrança que grandes denúncias.

Emerson Souza
Pedro Vilanova, operador do projeto Serenata de Amor, destaca a denúncia de pequenas corrupções
Pedro Vilanova, operador do projeto Serenata de Amor, destaca a denúncia de pequenas corrupções
Assim como a política, a corrupção também se encontra em todos os âmbitos da sociedade. Anteriormente debatido na 16ª edição do Fórum PANROTAS, pelo procurador da República, Deltan Dallagnol, o assunto foi retomado sob um viés tecnológico com o Serenata de Amor.

Segundo o operador do projeto, Pedro Vilanova, a ideia de iniciar o sistema veio de um jeito bastante espontâneo: analisar os gastos cedidos pelas cotas das atividades parlamentares de Brasília. "Não temos qualquer vínculo partidário e também não inventamos qualquer tipo de fórmula. Usamos a base de gastos estabelecida pela própria Câmara, em 2009, e aplicamos no código", explica Vilanova.

Com o auxílio da robô Rosie, o projeto imediatamente conseguiu captar cerca de oito mil reembolsos suspeitos e desencadeou pelo menos 800 denúncias. Os gastos, segundo ele, além de muitas vezes não fazerem parte do que é estabelecido, ultrapassavam o que poderia ser considerado normal. Captando pequenas corrupções cometidas quase que diariamente, Vilanova, todavia, pontua que o intuito do projeto é aproximar as pessoas da política.

"Eu costumo falar que a política é a única forma de mudar a sociedade, e tenho medo de colocar nas costas de alguém a criminalização da política. Quanto mais nós nos mostrarmos dispostos a participar e cobrar, mais avançaremos. Nós já somos muitos, mas podemos ser ainda mais", pontua, revelando um apoio de mais de 65 mil pessoas nos quatro cantos do País.

Com um projeto totalmente open source, sem almejar ter lucro pelo código cedido, Vilanova destaca que é uma coisa bastante simples que move a continuidade do Serenata de Amor. "A nossa vocação não é fazer algumas denuncias de milhões de reais, mas milhões de denuncias de alguns reais", finaliza.

O Fórum PANROTAS 2018 conta com aliança institucional da CNC Sesc Senac, apoio institucional do Sebrae Nacional, patrocínio de Accor Hotels, Aerolíneas Argentinas, AMResorts, Argo Solutions, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, CVC, Elo, Esferatur Consolidação, Fecomércio São Paulo, Gol Linhas Aéreas, Delta Air Lines e Air France-KLM, GTA Assist, Localiza Hertz, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio CVB, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Tes Cenografia, Villa Blue Tree, Visit Orlando e apoio da CEP Transportes, Pegasus Bus Orlando, Tour House, Vice Versa Tradução Simultânea e Vtex Day.

Tópicos relacionados