Danilo Teixeira Alves   |   03/07/2013 12:15

Aéreas investem em TI para ampliar venda direta

Com o intuito de conhecer melhor os seus passageiros e oferecer novos serviços personalizados, 100% das companhias aéreas que participaram da 15ª Pesquisas de Tendências de TI para a Indústria Aérea da Sita afirmaram planejam investir em sistemas móveis e em tecnologia ao longo dos próximos 3 anos.

Com o intuito de conhecer melhor seus passageiros e oferecer novos serviços personalizados, todas as companhias aéreas que participaram da 15ª Pesquisa de Tendências de TI para a Indústria Aérea da Sita afirmaram que planejam investir em sistemas móveis e em tecnologia ao longo dos próximos três anos. Juntos, esses serviços ajudarão a impulsionar as vendas por meio dos canais diretos (sites, quiosques e redes sociais), aumentando de 54% para 67%.

“Todas as companhias aéreas estão investindo em business intelligence para melhorar suas operações e aumentar suas receitas. Nós percebemos um desejo muito grande por parte das companhias aéreas de aumentar suas receitas com as técnicas do setor de varejo, incluindo os serviços personalizados”, explicou o CEO da Sita, Francesco Violante. “Os planos de investimento das companhias aéreas mostram que o futuro da indústria será mais inteligente, móvel e pessoal”, afirma.

Nos últimos três anos, a oferta de serviços móveis aos passageiros liderou a lista de investimentos das companhias aéreas. E esta oferta mantém o primeiro lugar com 97% das empresas investindo agora, ou planejando investir nesta área nos próximos três anos. Até 2016, nove em cada dez companhias aéreas planejam vender bilhetes por meio de celulares. A expectativa das companhias é de que haja um aumento de mais de US$ 70 milhões na venda de celulares até 2016.

Os aplicativos de check-in, por exemplo, já estão disponíveis em 61% das companhias aéreas e as pesquisas de voos em 65%. O foco é realizar as mudanças necessárias até 2016, para adicionar novos serviços, tais como relatórios de perdas de bagagens (60% das companhias aéreas), mudanças de reservas (63%) e opinião de seus clientes (57%).

Atualmente, 53% das companhias aéreas oferecem cartões de embarque móveis através de seus próprios aplicativos e isso deverá aumentar para mais de 80% em 2016. Outros fabricantes, como a Apple Passbook, Samsung Wallet e Google Now, já estão adotando esses aplicativos. Hoje, apenas 21% das companhias aéreas oferecem cartões de embarque através de outros aplicativos, mas esse número subirá para 62% em três anos, oferecendo mais possibilidades de escolhas aos passageiros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Danilo Teixeira Alves

Danilo Teixeira Alves tem 6690 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS