Rodrigo Vieira   |   28/01/2016 13:37

Faturamento de agências Abracorp cai 2,3% em 2015

O faturamento das associadas Abracorp caiu em 2,3% no ano passado em comparação com 2014. Em 2015, foram R$ 11,725 bilhões, enquanto em 2014, a soma foi de R$ 11,458 bilhões. Nesta conta entram as companhias aéreas, hotelaria e locação nacional e internacional e outros serviços. O único segmento

O faturamento das associadas Abracorp caiu 2,3% em reais no ano passado, em comparação com 2014. Em 2015, foram R$ 11,458 bilhões, enquanto em 2014, a soma foi de R$ 11,725 bilhões. Nesta conta entram venda de companhias aéreas, hotelaria e locação nacional e internacional e outros serviços, como eventos e assistência em viagem.

O único segmento que apresentou queda foi o de companhias aéreas domésticas, com 11,3% de redução no faturamento na comparação de 2015 com 2014. O aéreo internacional faturou 0,6% mais.

O segmento de maior crescimento no faturamento foi de hotelaria internacional, com 47,1%, atingindo R$ 439,689 milhões, impulsionado pela alta do dólar, de acordo com o ex-presidente da Abracorp, Edmar Bull (hoje na Abav Nacional). A hotelaria nacional não faturou mais nem menos na comparação ano após ano.

As locações de veículos internacionais representaram uma alta no faturamento de 35,9% no mesmo período comparativo, enquanto as locações nacionais representaram apenas 1,6%. “Estamos aconselhando os associados a alugarem mais carro em suas viagens domésticas, pois neste campo há muito espaço para crescimento. Nos Estados Unidos, por exemplo, isso representa 5%”, avaliou o diretor executivo da Abracorp, Gervásio Tanabe.

Quando perguntado se o desligamento de uma associada de peso como a Rextur Advance, com faturamento anual de mais de R$ 3 bilhões (venda de bilhetes aéreos em sua maioria) influencia nessa queda de faturamento, Tanabe afirma que não, pois a partir do momento que ela deixa de ser uma associada Abracorp, ela sai da base comparativa. "Não só Rextur Advance, mas Classtour, Pinheiro e Euroexpress deixaram de ser associadas Abracorp no ano passado. Nenhuma delas entra na comparação, senão perdemos o sentido da pesquisa. "Nossa base comparativa é composta pelas 29 associadas atuais." Essas associadas entram no sistema da pesquisa e incluem seus faturamentos. A Abracorp afirma não ter acesso aos números individuais.

Apesar dos números tímidos, o presidente da Abracorp, Rubens Schwartzmann, acredita em recuperação este ano. “É difícil prever, mas fizemos entrevista com os associados ano passados e, dentro de seus planejamentos e suas metas, devemos crescer aproximadamente 5% em 2016”, afirmou. “Em termos de novos serviços, a gente vem trabalhando cada vez mais na gestão de despesas de viagens como um todo, com todos os serviços, não só aéreo e terrestre.”


GESTÃO DE DESPESA

As agências de viagens corporativas são cada vez mais “agências de controle de despesas e viagens corporativas”, de acordo com o conselheiro da Abracorp Luis Vabo, também do Reserve e da Solid. “Essas agências corporativas sempre se dedicaram à gestão de viagens que não são de lazer. Agora, elas identificaram que esses clientes corporativos têm outras demandas de gestão”, avaliou. “Quando um executivo viaja, ele gasta em vários serviços que passam por transporte, alimentação e outras categorias, e tudo isso precisa ser prestado para a empresa no retorno. As agências de viagens corporativas estão se especializando em despesas, estão se tornando agências de despesas de viagens corporativas. A Abracorp lidera essa mercado no Brasil e busca cada vez mais que suas associadas tenham essa expertise.”

Tópicos relacionados