Artur Luiz Andrade   |   30/07/2007 17:15

Moreira: Zuanazzi está sendo linchado injustamente

Moreira: Zuanazzi esta sendo linchado injustamente O presidente da Federacao Brasileira de CVBs, Joao Luiz Moreira, enviou nota oficial de d

PANROTAS / Emerson Souza
O presidente da Federação Brasileira de CVBs, João Luiz Moreira, enviou nota oficial de desagravo à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo ele, a Anac e seu presidente, Milton Zuanazzi, estão sofrendo “um verdadeiro linchamento” público, com o qual a federação não concorda. Moreira pede “serenidade” para lidar com a atual crise do setor. Moreira elogia o trabalho de Zuanazzi e da Anac, critica o teor de algumas declarações contra a agência e diz que “acreditamos na competência do presidente Milton Zuanazzi e na qualidade de sua equipe para levar a aviação comercial brasileira a um patamar de bom atendimento, pontualidade e segurança dos passageiros”.

Veja íntegra da nota.

"Nota oficial de apoio à Anac

A Federação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux (FBCVB), assim como todo o povo brasileiro, acompanha com apreensão os desdobramentos da tragédia do vôo JJ 3054 em São Paulo. É preciso, no entanto, agir com serenidade, ainda que os fatores emocionais estejam presentes pela dimensão da perda de vidas humanas. Desde o dia posterior ao acidente, há uma tendência de politização da discussão, com críticas contundentes ao governo, embora ainda sejam desconhecidos os verdadeiros motivos do acidente.

Dentro deste contexto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e seu presidente Milton Zuanazzi vêm sendo alvo de verdadeiro linchamento, com o qual não concordamos. A crise aérea também é uma crise de mercado, que teve início com a quase falência da Varig, cujos usuários passaram a ser atendidos por empresas regionais e novas companhias aéreas, que não tiveram a capacidade de suprir a demanda decorrente. Soma-se a isso o acidente com o avião do vôo GLO 1907, provocado pela irresponsabilidade de dois pilotos norte-americanos, o overbooking da Tam no final de 2006, que tantos transtornos causou aos passageiros brasileiros e estrangeiros e o apagão aéreo imposto pelos militares do Comando da Aeronáutica, responsáveis pelos controladores do tráfego aéreo.

Vale lembrar que a Anac, em apenas um ano e quatro meses de existência, tem agido com prudência, serenidade e energia no sentido de readequar a malha aérea ao crescimento de mercado ocorrido nos últimos três anos. Conforme faz prova o Decreto nº 5731, de 20 de março de 2006, que a regulamentou, os legisladores procuraram resguardar a diretoria dando-lhe meios jurídicos para não ficar a mercê de pressões acaloradas, externas e momentâneas, conferindo-lhe proteção e independência nas ações.

O curioso é que, neste momento, procura-se imputar à diretoria da ANAC, culpabilidade nos trágicos acidentes e na controladoria de vôo. Com absoluta certeza, essa alusão pérfida não pertence à agência. Acreditamos na competência do presidente Milton Zuanazzi e na qualidade de sua equipe para levar a aviação comercial brasileira a um patamar de bom atendimento, pontualidade e segurança dos passageiros.

Brasília, 27 de julho de 2007

João Luiz dos Santos Moreira
Presidente Federação de CVBs"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/2007/07/moreira-zuanazzi-esta-sendo-linchado-injustamente_31086.html ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo produzido pela PANROTAS Editora é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização da PANROTAS Editora (copyright@panrotas.com.br).

Mais notícias