AEROPORTOS

Paxs poderão usar celulares a bordo dos aviões da Tam

A Tam será a primeira companhia aérea em todo o continente americano a oferecer nos Airbus A-320 o serviço de telefonia móvel a bordo criado pela OnAir – uma joint venture da Airbus e da Sita, organização que desenvolve tecnologia de ponta para aviação. Uma parceria pioneira firmada com a empresa vai permitir que os passageiros da Tam usem seus celulares e smartphones durante os vôos - para voz, mensagens SMS ou e-mails - nas rotas da América do Sul. A expectativa é que o sistema comece a funcionar no segundo semestre de 2009. O início das operações depende da aprovação da Anac e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), bem como da adaptação da legislação que autoriza uso de celulares somente com a aeronave em solo e de portas abertas.

O anúncio do acordo aconteceu hoje (quarta, dia 10) em Long Beach, na Califórnia, Estados Unidos, na feira da World Airline Entertainment Association (Waea), o maior evento mundial dedicado ao entretenimento de bordo. O sistema foi certificado pela European Aviation Safety Agency (Easa) e sua utilização foi regulamentada recentemente pela União Européia.

“A oferta dessa avançada tecnologia aos nossos clientes confirma nossa liderança do mercado aéreo no Brasil e é mais um exemplo de nossa busca constante da Excelência em Serviços, um dos pilares de nossa atuação”, afirmou o presidente da Tam, comandante David Barioni Neto.
 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA