Da Redação   |   18/07/2010 15:45

Atraso de passaporte em SP chega a 80 dias

O Estado de São Paulo é responsável pela emissão de um quarto dos passaportes do país. No segundo trimestre de 2010, o número de passaportes emitidos no estado foi 43% superior em relação ao mesmo período do ano passado.

(NOTÍCIA DA AGÊNCIA BRASIL)
O Estado de São Paulo é responsável pela emissão de um quarto dos passaportes do país. No segundo trimestre de 2010, o número de passaportes emitidos no estado foi 43% superior em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo o chefe do Núcleo de Passaporte da Polícia Federal (PF), delegado Diógenes Perez de Souza, o crescente aumento contribuiu para atrasos de até 80 dias para a emissão do documento no Estado.

“Foi um aumento absurdo. No segundo trimestre de 2010, a PF de São Paulo emitiu 100 mil passaportes. No mesmo período de 2009, foram emitidos 70 mil. Não tem como se estruturar rapidamente para esse aumento repentino. Chegamos a emitir 1,8 mil passaportes diários”, disse.

Desde o início do ano, a PF tem enfrentado problemas para normalizar o serviço de emissão e renovação de passaportes. A troca da empresa responsável pela coleta de dados para a emissão de passaportes provocou atrasos na retirada do documento. “Neste momento, as pessoas conseguem agendar entrevistas mais do que antes. Já conseguimos diminuir o prazo [de espera] para 23 dias”.

Segundo o delegado, a situação melhorou nos últimos meses. Entre as medidas tomadas para normalizar o sistema, estão o aumento de contratações, a reestruturação interna, a ampliação de horários e a substituição de equipamentos. “Não tenho como precisar quando o sistema vai ser normalizado. Mas estamos em um ritmo de trabalho bom, lutando para resolver os problemas”.

Para Souza, a situação é reflexo do aumento da classe média. “Não temos as estatísticas, mas a impressão que a gente tem, e o que já foi muitas vezes noticiado, é de que a classe média está aumentando. Ficou mais fácil, [o pagamento] as passagens [aéreas] podem ser divididas em várias vezes”. Ele também informou que há aumento da quantidade de pessoas que vão para o exterior pela primeira vez ou que viajam por motivos profissionais.

Na emissão, a PF está dando prioridade para as pessoas que tiverem compromissos no exterior e não conseguem agendar o atendimento a tempo. “Ninguém vai perder o compromisso porque não conseguiu agendar a entrevista para a emissão do passaporte. Vamos fazer o possível para atender essas emergências”, garantiu Souza.

As pessoas que querem tirar o passaporte devem preencher o formulário na página eletrônica da PF e pagar a taxa estipulada. O agendamento também deve ser feito pela internet. Ao comparecer no posto da PF escolhido no dia e hora estipulados, o requerente deve apresentar a documentação necessária: RG, CPF, título de eleitor, comprovante de quitação do serviço militar (para os homens de até 45 anos).

Quem não conseguir agendar atendimento para antes da viagem deve procurar a Superintendência da Polícia Federal de São Paulo com todos os documentos necessários, inclusive comprovantes dos compromissos no exterior, como passagens e inscrições em eventos se for o caso.

Segundo a PF, as reclamações de atraso são apenas no Estado de São Paulo. A situação de outros núcleos de emissão de passaporte no país está normalizada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11150 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/mercado/2010/07/atraso-de-passaporte-em-sp-chega-a-80-dias_59672.html ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo produzido pela PANROTAS Editora é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização da PANROTAS Editora (copyright@panrotas.com.br).

Mais notícias