Maria Izabel Reigada   |   11/09/2012 14:44

Ministra da Casa Civil promete novo encontro com trade

BRASÍLIA – Comprometendo-se a receber novamente o setor, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, almoçou com representantes do trade que participaram nesta manhã da reunião da Câmara Empresarial de Turismo da CNC.

PANROTAS / Emerson Souza
Na home, a ministra Gleisi Hoffmann com a presidente da Abracef, Margareth Pizzatto, e o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo; acima, ela, com o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, e o ministro do Turismo, Gastão Vieira
Na home, a ministra Gleisi Hoffmann com a presidente da Abracef, Margareth Pizzatto, e o presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo; acima, ela, com o presidente da Câmara Empresarial de Turismo da CNC, Alexandre Sampaio, o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, e o ministro do Turismo, Gastão Vieira
BRASÍLIA – Comprometendo-se a receber novamente o setor, a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, almoçou com representantes do trade que participaram nesta manhã da reunião da Câmara Empresarial de Turismo da CNC. A ministra foi acompanhada pelo ministro do Turismo, Gastão Vieira, e ouviu dos interlocutores escolhidos durante reunião da Câmara as demandas do setor. “Temos alguns macrotemas, que afetam todo o setor turístico, que são os assuntos que norteam a pauta com a ministra. Esses eixos incluem a desoneração, a capacitação profissional, a divulgação institucional dos destinos e a regulamentação da Lei Geral do Turismo”, pontuou o presidente da Câmara Empresarial de Turismo, Alexandre Sampaio.

Os representantes da associações escolhidos para falar diante da ministra foram o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, pelo setor gastronômico, o presidente da ABIH, Enrico Fermi, pela hotelaria, Alain Baldacci, pelos parques e centros de entretenimento, Antonio Azevedo, pelas agências de viagens, Jeanine Pires, pelas Fecomércios, Sávio Neves, pelos trens turísticos, e Anita Pires, da Abeoc, pelo segmento de eventos. Entre as demandas, Enrico Fermi falou sobre as dificuldades para obtenção de aval para acessar as linhas de financiamento disponíveis. “O Pró-Copa, do BNDES, tem R$ 1 bilhão para financiamento e só emprestou R$ 235 milhões no ano passado. Isso porque exige garantia real de 130%”, disse.

Solmucci, da Abrasel, elencou três desafios: capacitação de mão de obra, desoneração da folha e os meios de pagamentos. Ao falar sobre as taxas cobradas por cartões de crédito e Vale Refeição, Solmucci surpreendeu a ministra, que questionou se o valor era de 6% em relação ao VR. “Sim, ministra, é isso mesmo”, confirmou, destacando ainda que entre os empreendimentos de gastronomia do Brasil, 65% atuam na informalidade. “E esse é outro desafio que temos pela frente, no qual dependemos muito do papel do governo”, reforçou.

A presidente da Abeoc, Anita Pires, falou sobre a necessidade de normatização do trabalho temporário. “Não queremos reduzir direitos trabalhistas, queremos garantí-los com o trabalho intermitente”, defendeu. O almoço dos ministros com o trade terminou agora, na CNC, em Brasília. A ministra da Casa Civil segue para reunião, ainda hoje, com a presidenta Dilma Rousseff.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Maria Izabel Reigada

Maria Izabel Reigada tem 8441 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS

 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA
Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link https://www.panrotas.com.br/noticia-turismo/politica/2012/09/ministra-da-casa-civil-promete-novo-encontro-com-trade_81306.html ou as ferramentas oferecidas na página. Todo o conteúdo produzido pela PANROTAS Editora é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização da PANROTAS Editora (copyright@panrotas.com.br).

Mais notícias