AVIAÇÃO

Gol lidera vendas nacionais nas agências Abracorp


Emerson Souza
Gervásio Tanabe, da Abracorp, com Luis Vabo, Rubens Schwartzmann e Carlos Prado

Do total de vendas de passagens aéreas nacionais das 30 agências associadas Abracorp (R$ 1,9 bilhão), a Gol liderou com R$ 574,6 milhões e 1,1 milhão de bilhetes aéreos emitidos.

Em segundo lugar veio a Latam, com 1,1 milhão de bilhetes e R$ 564 milhões em vendas. A Azul registrou vendas de R$ 547,3 milhões e 819,6 mil bilhetes e a Avianca R$ 188 milhões e 432 mil passagens.

Em vendas a maior queda foi da Latam, com 17,1% de decréscimo, seguida da Avianca, com 11,3% de retração, Gol, com 8,2% e Azul, com apenas 1,3% de diminuição.

Em bilhetes aéreos emitidos, a Azul caiu 12,3%, a Latam 6,8% e a Gol 3,4%. A Avianca manteve-se estável em emissões, com 0,6% de aumento.

A queda em bilhetes na indústria foi de 5,7% e em vendas 8,7%. R$ 36,7 milhões foram emitidos em outras empresas aéreas nacionais.


TARIFA MÉDIA
Segundo dados da Abracorp, a tarifa aérea nacional média vendida no semestre foi de R$ 549, queda de 3,2% em relação a 2015. A Avianca ficou com a média mais baixa: R$ 435. A Azul, com a mais alta: R$ 668. A Latam ficou em R$ 543 e a Gol em R$ 512.

A Abracorp divulgou exemplos em algumas rotas: GRU-FOR ficou com tarifa média de R$ 540 no semestre, GRU-BSB R$ 408, CGH-POA com R$ 502, CGH-CFN com R$ 487 e CGH-SDU com R$ 417.


 AVALIE A IMPORTÂNCIA DESTA NOTÍCIA