Artur Luiz Andrade   |   09/11/2016 21:31

Latam adota venda low cost em voos domésticos; saiba

Os voos domésticos da Latam Airlines Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Equador e Argentina adotarão uma nova forma de venda a partir de 2017, em um modelo já utilizado por empresas low cost/low fare e por grandes companhias americanas e europeias: o cliente escolhe sua tarif


Emerson Souza
Claudia Sender e Enrique Cueto
Claudia Sender e Enrique Cueto

Os voos domésticos da Latam Airlines Brasil, Chile, Colômbia, Peru, Equador e Argentina adotarão uma nova forma de venda a partir de 2017, em um modelo já utilizado e consagrado por empresas low cost/low fare e por grandes companhias americanas e europeias: o cliente escolhe sua tarifa e os serviços que deseja utilizar (e paga por isso à parte). Por exemplo, segundo comunicado da empresa, "desfrutar de uma ampla variedade de refeições a bordo, escolher o assento favorito no avião, poder mudar o voo ou devolver o bilhete". A presidente da Latam Brasil, Claudia Sender, falará amanhã com a imprensa a respeito das mudanças. Mas adiantou, no comunicado, que "com as mudanças, nossos passageiros poderão escolher como voar e poderão voar mais vezes, o que resultará num crescimento de todo o tráfego aéreo".

Segundo a Latam, as mudanças estão alinhadas com passageiros mais conectados e que valorizam ter mais opções – e o desenvolvimento da experiência digital nos voos e na empresa em geral. A mudança será feita por país e por etapas a partir do primeiro semestre de 2017.

“Nosso objetivo é que as tarifas sigam diminuindo, permitindo que cada vez mais pessoas utilizem o avião como meio de transporte e que aqueles que já o utilizam possam voar ainda mais. Este modelo busca satisfazer as necessidades dos nossos passageiros atuais, que valorizam viagens rápidas, simples e eficientes, tomam suas próprias decisões e querem ter as ferramentas para participar ativamente de sua experiência e assim fazer uma viagem sob medida, pagando somente pelos serviços que utilizarão”, destacou o CEO da Latam, Enrique Cueto,.

“No caso do Brasil, nossas tarifas médias caíram cerca de 60% na última década, permitindo o acesso a milhões de passageiros ao transporte aéreo. Nosso objetivo é seguir avançando neste caminho", acrescentou Claudia Sender. A Latam e suas filiais projetam reduzir em até 20% as tarifas mais baratas disponíveis para seus voos domésticos até 2020, depois de implementar as mudanças.
“Como a frequência de voos na região continua sendo muito inferior a de países como os Estados Unidos e a Inglaterra, onde as taxas superam duas viagens anuais por pessoa, a América Latina ainda tem muito potencial de crescimento. Por isso, com esta nova forma de viajar, estima-se um aumento de até 50% no volume de passageiros transportados até 2020, mantendo o Grupo Latam como um protagonista do crescimento do tráfego aéreo nesta região do mundo”, disse Cueto. A mudança permitirá, ainda, ao Grupo Latam "ser mais competitivo e deve assegurar sua sustentabilidade em longo prazo".

FERRAMENTAS
A empresa também destacou o investimento em ferramentas digitais, "desenhando uma experiência ágil e amigável para o passageiro". O processo de compra, check-in, embarque e pós-vendas promete ser mais simples e rápido, e "poderá ser realizado a partir de qualquer dispositivo móvel".

Uma das grandes novidades que já foi disponibilizada na maioria dos voos de curta duração da Latam e suas filiais é o sistema de entretenimento de bordo sem fio Latam Entertainment. O aplicativo on-line é gratuito e permite a todos os passageiros assistir a filmes, séries, conteúdo especial para crianças e ver o mapa do voo em seus próprios dispositivos móveis. O aplicativo já acumula mais de dois milhões de downloads em todos os países onde o grupo opera.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Foto de Artur Luiz Andrade

Conteúdos por

Artur Luiz Andrade

Artur Luiz Andrade tem 18729 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Artur Luiz Andrade é editor-chefe da PANROTAS, jornalista formado pela UFRJ e especializado em Turismo há mais de 30 anos.