Henrique Santiago   |   13/03/2017 12:42

Novas tarifas ajudam na retomada da aviação, diz Latam

Um dos principais nomes da aviação brasileira veio ao palco do Fórum PANROTAS apresentar sua visão sobre o andamento do setor. A presidente da Latam Airlines Brasil, Claudia Sender, acredita na retomada da indústria e da economia a partir do segundo semestre deste

Um dos principais nomes da aviação brasileira veio ao palco do Fórum PANROTAS apresentar sua visão sobre o andamento do setor. A presidente da Latam Airlines Brasil, Claudia Sender, acredita na retomada da indústria e da economia a partir do segundo semestre deste ano.

Emerson Souza
Claudia Sender participa do 15º Fórum PANROTAS
Claudia Sender participa do 15º Fórum PANROTAS

Mas confiança não é o bastante. De acordo com ela, o País precisa passar por uma série de mudanças na esfera política, como a a aprovação da polêmica PEC dos gastos públicos e a Reforma da Previdência. Para a dirigente, essas transformações ajudariam o consumidor e as empresas, incluindo as aéreas, a enxergarem os investimentos de maneira mais positiva no longo prazo.

“Se a reforma [da Previdência não for feita], em 25 ou 30 anos o Brasil vai estar quebrado. Os investidores de concessões não vão acreditar mais no país e cortarão a injeção do capital estrangeiro, tão necessário para o setor. Essas reformas vão trazer mais competitividade para o País e haverá retomada de investimentos. Quem tem mais competitividade, tem custo controlado e o passageiro [se beneficia] com preços mais competitivos”, declarou Claudia.

Para a presidente da Latam Brasil, a nova classe tarifária das companhias aéreas, instaurada após a cobrança de bagagem da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), é uma das medidas que irá aumentar o número de viajantes domésticos.

Com mais de 206 milhões de habitantes, o Brasil tem cerca de 90 milhões de viajantes, uma taxa de 0,45 ponto por habitante. O Chile, o país da fusão com a antiga Tam, com cerca de 18 milhões de cidadãos, tem o dobro do índice, com 0,9. “Imagine se chegássemos ao patamar do Chile”, sugeriu.

SOBRE O EVENTO
O Fórum PANROTAS 2017 ocorre entre 13 e 14 de março, no Grand Hyatt São Paulo, e é uma realização da PANROTAS Editora. O evento tem a aliança institucional da CNC Sesc Senac e patrocínio Accor Hotels, Air France-KLM, Bahiatursa, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, Cep Transportes, CVC, Delta Air Lines, Elo, Esferatur, Gol Linhas Aéreas Inteligentes, GJP Hotels & Resorts, Grand Hyatt São Paulo e Rio de Janeiro, Grupo Trend, GTA - Global Travel Assistance, HRS - Hotel Global Solutions, Localiza, México, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio Galeão, Sabre, Sebrae, Tap Portugal, Tes Cenografia, Vice Versa Interpretação e Visit Orlando. Mais informações no www.panrotas.com.br/forum.

Tópicos relacionados