Leonardo Ramos   |   20/12/2017 10:33

British estreia embarque biométrico nos EUA em voos inter

Testes estão sendo realizados no Aeroporto Internacional de Los Angeles, por enquanto em três portões de embarque; passaporte e bilhetes aéreos são desnecessários com a nova tecnologia na hora de entrar no avião

British Airways
Rosto do passageiro é escaneado no processo de imigração; no embarque, basta passar pelo reconhecimento facial
Rosto do passageiro é escaneado no processo de imigração; no embarque, basta passar pelo reconhecimento facial
A British Airways acaba de anunciar que está realizando testes de embarque por biometria facial no Aeroporto Internacional de Los Angeles, o LAX. Segundo comunicado da aérea, se trata da primeira a testar a tecnologia em voos internacionais partindo dos Estados Unidos; a Delta iniciou embarques biométricos também neste ano, mas através das digitais, e não de reconhecimento facial.

Realizado em parceria com o LAX e em colaboração com a alfândega dos EUA, o embarque biométrico torna desnecessária a apresentação do passaporte ou bilhete aéreo dos passageiros na hora de entrar no avião. Basta olhar para a câmera de reconhecimento facial, que verifica suas "características faciais, reconciliando-as com o escaneamento realizado durante o processo de imigração do passageiro". A tecnologia de identificação facial se assemelha às utilizadas em alguns smartphones recentes, com câmeras de alta definição que escaneiam o rosto dos passageiros.

O objetivo, segundo a British, é reduzir consideravelmente o tempo de espera nas filas de embarque de seus voos - vale lembrar que os documentos ainda serão cobrados no check-in e nas filas de segurança e imigração do aeroporto.

Até o momento, três portões de embarque do LAX estão equipados com a tecnologia. O aeroporto de Heathrow, em Londres, é outro em que a British já utiliza o reconhecimento facial no embarque, embora em alguns poucos portões.

"Estamos usando uma tecnologia biométrica que os consumidores já estão familiarizados, que oferece uma experiência conveniente, confiável e segura. Este passo em frente para modernizar a nossa operação é pioneiro na indústria, e continuaremos a trabalhar com aeroportos ao redor do mundo para desenvolver essa tecnologia e revolucionar a forma como as pessoas viajam", comentou a diretora de Marcas e Experiência do cliente da British Airways, Carolina Martinoli.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Leonardo Ramos

Leonardo Ramos tem 1844 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS