Juliana Monaco   |   10/01/2020 11:50

Sesc é premiado por desenvolver Turismo inclusivo e educativo

A segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo, do MTur, certificou o Sesc Pantanal como Iniciativa de Destaque, na categoria Aproveitamento do Patrimônio Natural.


Divulgação
O projeto de conservação desenvolvido no Pantanal do Mato Grosso une Turismo ecológico e desenvolvimento social
O projeto de conservação desenvolvido no Pantanal do Mato Grosso une Turismo ecológico e desenvolvimento social
A segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo, do MTur, certificou o Sesc Pantanal como "Iniciativa de Destaque", na categoria Aproveitamento do Patrimônio Natural. Há mais de 20 anos, o Sesc desenvolve o projeto de conservação no Pantanal do Mato Grosso, unindo Turismo ecológico, educação ambiental e desenvolvimento social. Outras duas iniciativas da instituição foram premiadas: "Roteiros turísticos de base comunitária", do Sesc em Roraima, que conquistou o 2º lugar na categoria Turismo de Base; e "Férias Imperdíveis" do Sesc Rio Grande do Sul, que ocupou o 3º lugar na categoria Turismo Social.

"O Turismo Social busca, principalmente, ampliar o acesso às viagens de lazer para mais pessoas, isto é, fazer com que mais pessoas viajem pelo Brasil. Por isso, ele é essencialmente doméstico e se posiciona como um importante vetor de crescimento econômico e desenvolvimento social no país, se realizado a partir de valores fundamentais como ética, reciprocidade e sustentabilidade. O Sesc, há mais de 70 anos, é o principal promotor desta forma de turismo no Brasil e os prêmios que nos foram dados vêm corroborar e materializar este fato. Esperamos que isso inspire outras instituições e empresários para que o brasileiro esteja, cada vez em maior número, inserido no mercado interno de viagens independentemente de classe social", ressalta o especialista em Turismo Social do Departamento Nacional do Sesc, Alberto D'Aurea.

Focado na vertente educativa e de inclusão social, o Sesc proporciona a oportunidade de viajar a custos acessíveis, promovendo a valorização dos aspectos culturais e sociais de diversas regiões brasileiras e oferecendo bem-estar e qualidade de vida ao turista. Entre os projetos realizados estão passeios pelo Rio Amazonas, caminhadas culturais na comunidade pesqueira da Ilha de Deus (PE) e expedições às paisagens do Jalapão (TO).

Tópicos relacionados