Karina Cedeño   |   11/08/2023 09:15

Alagev anuncia parceria com empresa Maturi para combater etarismo

Empresas promoverão ações de diversidade e inclusão etária em eventos e viagens corporativas


PANROTAS / Emerson Souza
Giovanna Jannuzzelli, da Alagev
Giovanna Jannuzzelli, da Alagev

A Alagev acaba de anunciar uma parceria com a Maturi, empresa que promove diversidade etária por meio de ações de recolocação, educação e conexão. A entidade também é referência em atividades com impacto direto no mercado de trabalho para o público 50+ no Brasil desde 2015.

“A parceria com a Maturi será fundamental para fortalecer o combate ao etarismo. O Brasil é um País no qual 27% da população está acima dos 50 anos e 57% da força de trabalho terá mais de 45 anos até 2040, de acordo com o IBGE. A previsão é alcançar a 6ª posição com maior número de idosos no mundo em 2025, portanto, é essencial que as empresas se adaptem e tenham programas de contratação olhando para a experiência desse profissional. Cada geração tem perspectivas únicas e valiosas. Assim como todas as formas de preconceito, este viola o princípio da igualdade, negando às pessoas mais maduras os mesmos direitos, oportunidades e respeito que são garantidos a outras faixas etárias”, comenta a diretora executiva da Alagev, Giovana Jannuzzelli.

MaturiFest

A primeira ação da parceria será o apoio ao evento MaturiFest, que acontece de 23 a 25 de agosto em São Paulo, em formato híbrido, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), campus Liberdade.

"Esta parceria com a Alagev é uma grande conquista para nós na Maturi. É uma oportunidade inestimável para promovermos a diversidade e inclusão etária em eventos e viagens corporativas. Acredito que, juntos, podemos enriquecer o setor com a valiosa experiência e resiliência do público 50+, gerando impacto social e transformando a realidade do etarismo no mercado de trabalho”, destaca o CEO da Maturi, Mórris Litvak.

Com o apoio, os associados da Alagev receberão um link com cupom com 50% de desconto na inscrição do evento. Em contrapartida, a Maturi será consultora oficial sobre o combate ao etarismo para a jornada do Lacte 19ª edição, encontro organizado pela associação, que acontece nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2024, no Golden Hall do WTC Events Center, em São Paulo, e traz como causa social a “luta contra o etarismo”, promovendo o respeito e valorização da sabedoria de todas as idades.

“Vamos mobilizar a comunidade de eventos e viagens para uma mudança cultural. Queremos todos juntos lutando e abrindo caminhos para que qualquer pessoa possa participar plenamente do mercado de trabalho, compartilhando suas histórias, conhecimentos e habilidades”, explica Giovana.

Desafio do etarismo

De acordo com estudo da Maturi, realizado em parceria com EY Building a Better Working World, com 191 empresas de 13 setores, cerca de 80% dos entrevistados dizem não possuir políticas específicas para a contratação de 50+ em seus empreendimentos, 42% não consideram diversidade, equidade e inclusão (DEI) uma prioridade na estratégia do negócio. Os temas principais, entre aqueles que possuem práticas estruturadas de DEI, são: étnico e racial (75%), pessoa com deficiência - PCD (75%), LGBTQIA+ (64%), gênero (75%) e etário/gerações (45%).

O levantamento também revela que 88% dos participantes concordam total ou parcialmente com a afirmação de que as marcas que se prepararem para o envelhecimento estarão em vantagem; e 57% das organizações pensam em ações direcionadas ao envelhecimento, como investir no recrutamento de profissionais maduros e na preparação da cultura organizacional nos próximos três anos; 33% não praticam nenhuma ação voltada para a população madura. Já os poucos que contam com ações são pontuais e iniciais. Apesar dos claros benefícios, apenas 26% das empresas ouvidas pelo estudo têm o tema em sua agenda estratégica, com ações em andamento ou previstas para os próximos 12 meses.

“Queremos engajar, conectar, promover crescimento pessoal, motivar, impactar positivamente, colaborar e gerar resultados, ou seja, inspirar cada um dos participantes para que eles também compartilhem essas ideias com as pessoas ao seu redor. A luta contra o etarismo é um passo crucial para construir uma sociedade mais justa e inclusiva. Podemos promover o envelhecimento saudável e digno, permitindo que todas as gerações prosperem juntas”, finaliza a diretora executiva da Alagev.

Tópicos relacionados