Karina Cedeño   |   16/02/2017 12:00

Tempo livre? Aproveite 15 festas imperdíveis na Am. Latina

Nada melhor para conhecer os costumes e a cultura de um novo destino do que participar de suas festas. É nelas que ficam ainda mais evidentes as crenças, histórias e tradições dos povos locais. E se depender da América Latina, opções nã

Nada melhor para conhecer os costumes e a cultura de um novo destino do que participar de suas festas. É nelas que ficam ainda mais evidentes as crenças, histórias e tradições dos povos locais. E se depender da América Latina, opções não vão faltar para os viajantes, já que diversos tipos de celebração são realizados durante o ano.

Aproveite o tempo entre uma reunião de negócios e outra para conhecer mais a fundo as seguintes festas:

INTI RAYMI, PERU
Divulgação/Peru Travel
Realizada em 24 de junho no centro de Cuzco, a festa em homenagem ao Sol evoca tradições do império inca e marca o solstício de inverno nos Andes, oferecendo aos participantes um festival de danças, cantos e rituais, além de roupas e comidas típicas andinas. A festa acontece desde 1944 na cidade peruana e é uma das maiores do país.

FESTA DE 5 DE MAIO, MÉXICO
Dreamstime
A data celebra a vitória de quatro mil soldados mexicanos sobre as tropas francesas, muito mais numerosas, durante a Batalha de Puebla, em 1862. Os mexicanos celebram o feito até hoje, e para entrar no clima da comemoração costuma-se incorporar as cores da bandeira mexicana na vestimenta ou sair com a bandeira do país pelas ruas. Os mexicanos também costumam decorar suas casas, ouvir música latina e preparar pratos típicos.

CARNAVAL, BRASIL
Arquivo PANROTAS
Embora seja realizado em diversas partes do mundo, é no Brasil que o carnaval mostra sua força: enquanto as festas e desfiles de escolas de samba repletas de fantasias coloridas e carros alegóricos acontecem no Rio de Janeiro e em São Paulo, multidões esperam a passagem do Galo da Madrugada no Recife ou seguem trios elétricos em Salvador, contagiando todo o País.

DIA DOS INOCENTES, VENEZUELA

Divulgação/Turismo do Equador
Equivale ao Dia da Mentira no Brasil, mas é comemorado em 28 de dezembro na Venezuela, data em que se celebra o Dia dos Santos Inocentes. O nome não poderia ser mais convidativo a brincadeiras para enganar os amigos ou contar mentiras, e para completar o clima de diversão muitos saem às ruas vestidos de loucos, com trapos e camisas amarradas. Isso porque durante a Idade Média a igreja católica resolveu integrar a data a um ritual chamado Festa dos Loucos, realizado entre o Natal e o Ano Novo, que tinha por finalidade acalmar as excentricidades e os escândalos da população.

DIA DOS MORTOS, MÉXICO
Divulgação/Visit Mexico
Realizada em 2 de novembro, a festividade tem como objetivo homenagear aqueles que já partiram dessa para uma melhor. A celebração une crenças hispânicas com o cristianismo e a tradição é ir aos cemitérios, onde são depositados altares coloridos com alimentos, doces e brinquedos para celebrar o retorno de entes queridos que morreram. Um dos símbolos mais representativos deste feriado é a caracterização com trajes folclóricos.

FEIRA DAS FLORES, COLÔMBIA
Divulgação/Turismo da Colômbia
Todos os anos, no início de agosto, as ruas de Medellín, na Colômbia, são completamente enfeitadas com flores para receber quase um milhão de turistas, os quais podem contemplar diversos tipos de arranjos florais produzidos por agricultores, que os carregam em suportes de madeira. Em cada um deles, que podem pesar até 70 quilos, são utilizadas de 25 a 70 variedades de flores.

A MÃE NEGRA, EQUADOR
Divulgação
Celebrada duas vezes ao ano (em setembro e novembro), a festa representa um ato de devoção a Nossa Senhora de la Merced, reunindo elementos africanos, indígenas e religiosos e ressaltando as sincretismos existentes entre eles.

FESTIVAL DOS PALMARES, COSTA RICA
Divulgação/Turismo da Costa Rica
A pequena cidade de Palmares é palco de um dos maiores eventos do país. Durante duas semanas, mais de um milhão de pessoas enchem as ruas para uma celebração repleta de danças folclóricas, shows e desfiles. Uma das atividades de maior destaque no festival é a Parada Palmares, que traz um desfile com muitos cavalos e premiações, reunindo famílias de todas as regiões do país.

FESTA JUNINA, BRASIL
Arquivo PANROTAS
Como o próprio nome diz, o evento é realizado no mês de junho em várias regiões do Brasil, trazendo barracas com brincadeiras e comidas típicas, além da tradicional quadrilha, na qual é realizado um casamento de mentira e diversos pares dançam ao som das músicas tradicionais. A festa junina teve origem na Idade Média com a celebração dos chamados Santos Populares: Santo Antônio, São Pedro e São João, sendo este último o que dá nome à famosa fogueira realizada na festa.

FESTA DA TIRANA, CHILE
Printerest
O povoado de La Tirana atrai todo ano milhares de turistas durante a semana do 16 de julho, com uma homenagem à Virgen del Carmen, padroeira da cidade. Fazem parte da celebração cantos, danças cumprimentos e procissões com nativos trajando disfarces, além de uma missa celebrada com cânticos incas.

SEMANA VALDIVIANA, CHILE
Twitter/Turismo do Chile
A tradição da cidade de Valdivia motivou um dos maiores festejos do país, que também marca o final do verão. Todos os anos, em 9 de fevereiro, mais de 40 embarcações enfeitadas desfilam pelo rio Calle-Calle e disputam o premio entregue à mais bonita. Além de apreciar o espetáculo, os participantes também podem aproveitar a comida e as músicas típicas, interrompidas somente pelos fogos de artifício.

FESTA DA VENDIMIA, ARGENTINA
Divulgação/Turismo de Mendoza
Equivalente à Festa da Uva realizada no Brasil, a celebração é realizada na cidade de Mendoza no primeiro sábado de março e ganha destaque na Argentina pelo fato de o país realizar há 70 anos shows de luzes e apresentações junto à colheita das uvas e sua transformação em vinho. Em 2011 a National Geographic nomeou esse festival de colheita como um dos mais importantes do mundo.

FESTIVAL DE PARINTINS, BRASIL
Dreamstime
Realizado no último final de semana de junho, este festival a céu aberto dura três dias e explora a cultura local por meio da batalha travada entre duas agremiações, representadas pelo Boi Garantido, de cor vermelha, e pelo Boi Caprichoso, de azul. Ambos fazem apresentações, narrando elementos folclóricos e ressaltando o conceito da preservação ambiental. O público ouve e participa ativamente.

FESTA DA VIRGEM DA CANDELÁRIA, PERU
Divulgação/Turismo de Cuzco
Apesar de também ser realizado na Bolívia, Chile, Venezuela e Uruguai, o festival ganha mais destaque no Peru, já que a Virgem da Candelária é a santa padroeira da província de In Puno. O festival é é uma mistura de tradições indígenas e católicas, sendo comemorado em 2 de fevereiro com bênçãos de padres, danças e pessoas fantasiadas, celebração que pode durar a noite toda.

FESTA DE IEMANJÁ, BRASIL
Divulgação/Turismo da Bahia
Considerada a deusa das águas, Iemanjá é uma divindade de origem africana e seu nome significa “mãe cujos filhos são peixes”. Mesmo que a festa aconteça em diversas datas no Brasil, a que mais se destaca é a celebração realizada na Bahia, em 2 de fevereiro. Durante o festival, flores, perfume e arroz são colocados em minúsculos barcos e lançados à deriva no mar como oferendas. Fogos de artifício, música e dança também estão inclusas nas festividades.


*Fonte: Travel 2 Latam

conteúdo original: http://bit.ly/2kLu55D

Tópicos relacionados