Da Redação   |   18/06/2018 10:00

Como escolher um hotel para eventos corporativos

Confira alguns pontos essenciais que podem ajudar na escolha do local ideal

Uma das partes mais importantes na organização de eventos é a escolha do local em que ele acontecerá. Quando se fala de ocasiões empresariais, então, pensar em espaços que atendam a um público bastante heterogêneo pode parecer um desafio ainda maior. Mas há alguns passos a seguir que podem facilitar bastante o processo.

Divulgação / R1
Escolha de hotel para eventos corporativos envolve detalhes
Escolha de hotel para eventos corporativos envolve detalhes
Mesmo com muitos locais especializados em eventos, no geral, é importante analisar cuidadosamente a proposta que a empresa quer apresentar. Garantir a qualidade do espaço em que seu evento acontecerá é um dos principais fatores para determinar a experiência que os convidados terão.

Confira alguns pontos essenciais na escolha de um hotel para eventos corporativos:

1- Defina o porte e o objetivo do evento
A quantidade de participantes no seu evento tem papel fundamental na escolha do espaço em que ele acontecerá. Afinal, é preciso que a estrutura comporte todos com conforto, até mesmo para garantir uma boa experiência de quem comparecer.

Caso a ideia seja atualizar conhecimentos dos funcionários, um evento na mesma cidade pode dar conta do objetivo. Mas, se a intenção for proporcionar uma imersão total, com dinâmicas, palestras, exercícios e aprendizados, talvez seja interessante organizar o evento em uma cidade diferente, para que os colegas de empresa possam se concentrar apenas na convivência .

2- Delimite a localização do evento
Caso o evento aconteça na mesma cidade da empresa, é importante escolher um hotel que fique em uma região de fácil acesso a todos. Transporte público, pontos de táxi, avenidas com muito ou pouco trânsito devem ser analisados para garantir uma grande adesão dos convidados.

Mas, se o evento corporativo for acontecer em uma outra cidade, optar por um hotel próximo a rodoviárias e aeroportos é uma estratégia mais certeira. Nem todos os participantes conhecerão a cidade de destino e, por isso, escolher um local de fácil acesso garante a presença de todos.

Além disso, em ambos os casos, é importante verificar se as redondezas são seguras e oferecem serviços como restaurantes, lanchonetes, farmácias e mercados.

3- Confira a infraestrutura
Apesar de hotéis, normalmente, já oferecem espaços reservados para eventos, faz toda a diferença conhecer os ambientes pessoalmente. Dessa forma, não só é possível verificar de perto a qualidade do local, como perceber se ele comporta a quantidade de participantes previstos para comparecer, se oferece estrutura para áudio e vídeo, assim como tomadas suficientes e bem posicionadas.

Não deixe de verificar a quantidade de banheiros e a acessibilidade oferecida pelo espaço, como rampas de acesso, banheiros adaptados e quartos também. Em relação às acomodações, garantir o conforto dos convidados, principalmente em casos de pernoite, é fundamental para que todos deixem o evento com uma sensação positiva do tempo que passaram lá.

4- Verifique a parte de Audiovisual
Ao visitar os hotéis, verifique se eles dispõem de um fornecedor interno, pois pode ser uma ótima opção em caso de necessidade adicionais durante o evento.

É possível também avaliar a necessidade de contratação de uma equipe de iluminação, avaliar os materiais que são oferecidos – e se são – como microfones e sistema de som.

5- Conheça os serviços oferecidos
Alguns hotéis oferecem serviços de buffet com coffee break, almoço e lanches, copa, serviços de sala, entre outros. Da mesma forma, nos tempos atuais, é importante que o Wi-Fi seja oferecido gratuitamente a todos – a não ser que você já tenha o hábito de contratar esse serviço separadamente. Certamente, muitos participantes comparecerão ao evento portando notebooks e tablets.

6- Compare o custo-benefício
Todo evento possui um budget pré-definido, principalmente quando ele deve ser reportado a uma diretoria. Por isso, o elemento valor acaba se tornando um dos principais pontos de decisão no momento de definir o local. Por isso, é prudente que, depois de conhecer as opções disponíveis, você possa analisar qual o melhor custo-benefício em relação a todos os serviços que utilizará.

A escolha de um hotel para eventos corporativos pode envolver muitos detalhes, mas se atentar a eles definitivamente fará a diferença para o resultado final. Se a sensação que você deseja passar é a de sucesso, cada item do seu planejamento o deixará mais próximo da excelência.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados

Avatar padrão PANROTAS Quadrado azul com silhueta de pessoa em branco ao centro, para uso como imagem de perfil temporária.

Conteúdos por

Da Redação

Da Redação tem 11198 conteúdos publicados no Portal PANROTAS. Confira!

Sobre o autor

Colaboração para o Portal PANROTAS