Laura Enchioglo   |   03/06/2025 19:32
Atualizada em 03/06/2025 19:47

CEO da PANROTAS destaca importância da mídia para eventos em palestra da Abeoc

José Guilherme Alcorta participou do Jornada de Líderes Abeoc Brasil, apresentando o case da PANROTAS


José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, destacou importância da mídia pré, pós e durante o evento
José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS, destacou importância da mídia pré, pós e durante o evento

O CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta, participou do Jornada de Líderes Abeoc Brasil, que proporciona palestras com os mais diversos temas para seus associados. Desta vez, foi abordada a importância da mídia para os eventos.

"O programa é realizado pela Abeoc desde o ano passado, trabalhado em prol dos nossos associados. Nos encontramos quinzenalmente, às terças-feiras, trazendo um grande nome do setor", explicou o diretor-executivo da Abeoc, Josbertini Clementino. "É uma honra ter a PANROTAS conosco neste projeto, que é uma mídia tão importante para o Brasil", apontou Enid Câmara, presidente da Abeoc.

Cases da PANROTAS

Zé Alcorta aproveitou a oportunidade para apresentar a PANROTAS, como uma mídia B2B referência no Turismo. Ele também destacou o case do Fórum PANROTAS, que trabalha uma narrativa com notícias antes, durante e depois do evento - no site e na Revista PANROTAS.

Além disso, a redação conduz entrevistas, cobertura em tempo real e resumos pós-evento. "A base de todos os nossos eventos é o conteúdo. Não fazemos apenas para exposição ou networking, sabemos o lugar que ocupamos no mundo dos eventos", apontou.

O case do Fórum e de outros eventos da marca, como PANROTAS Next, Travel Tech Hub Day e o Download, evento corporativo que neste ano passará a ter outro nome, usam a mesma receita de bolo: trabalhar com a mídia pré, durante e pós-evento.

Por que a mídia importa para os eventos?

O CEO da PANROTAS elencou alguns pontos que destacam a importância da mídia estar presente em um evento:

  • Visibilidade e reconhecimento
  • Reforço e reputação institucional
  • Engajamento do público antes, durante e depois do evento
  • Valor percebido por patrocinadores

"Ao ter um parceiro jornalístico, é possível o cruzamento de posts e marcações, maximizando o alcance do evento com uma estratégia multi redes, principalmente com LinkedIn e Instagram. Isso é uma forma orgânica e barata de potencializar o evento", explicou.

O CEO da PANROTAS explicou que a mídia valida o evento, e estar presente em um portal, revista ou outros meios de comunicação gera percepção de relevância e é uma forma de apoio para decisores e patrocinadores.

"A mídia não pode ser acionada apenas no dia do evento, isso precisa ser construído antes. Com a mídia no pré-evento, é possível aquecer a audiência, dar teaser sobre conteúdos e ajudar a atrair patrocinadores e inscrições"

José Guilherme Alcorta, CEO da PANROTAS

A presença da mídia durante o evento gera o buzz em tempo real, e pós, o que permite alavancar futuras edições. "Depois do evento, o ideal é que o conteúdo não termine. É importante que ele seja trabalhado, isso reforça a imagem institucional e alavanca futuras edições", explicou.

Como aproveitar melhor a mídia

  • Relacionamento: "Independente de quando é o seu evento, mantenha a mídia por perto. O relacionamento precisa ser próximo e é importante manter as portas abertas ao longo do ano"
  • Entregue dados: "A mídia vai falar sobre a sua empresa quando você entregar dados, estatísticas. É aí que a mídia aproveita o conteúdo, porque ela pode ensinar alguém dentro dos seus canais"
  • Cabeça na notícia: "Planejar o evento precisa estar com a cabeça na notícia, e a notícia não pode ser exclusivamente a sua empresa. É importante entregar uma substância para que as mídias falem com propriedade. Seu evento pode virar uma pauta, com cases inovadores e discursos de impacto"

Tendências para ficar de olho

  • Consumo rápido
  • Casamento do digital e do presencial: um novo híbrido

"O que vejo é que o setor de eventos precisa ficar atento ao consumo rápido, saber produzir isso e usar em momentos chave". Por isso, a sinergia entre o presencial e o digital é tão importante. "Aquele híbrido da pandemia, com o evento acontecendo simultaneamente presencial e online, não é mais o que conhecemos hoje. O digital está sendo usado para mostrar seu conteúdo e estar presentes nas redes sociais", finalizou.

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